Nona Casa do Zodíaco
Neste post iremos falar sobre a Nona Casa. Mas já escrevemos também sobre as casas anteriores, dá uma pesquisada q você acha.
Fontes Bibliográficas:
Recapitulando:
Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Nona Casa. Provavelmente ele é o 9º signo a contar a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, talvez você tenha Aquário na 9ª casa). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - viagens, filosofias e estudos superiores - como essa casa pode se conectar com o simbolismo do signo de Sagitário? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!
Nona Casa do Zodíaco
Para entendermos a 9ª casa, temos que observar tanto a sua casa oposta (a 3ª casa) e também a sua anterior.
A 3ª Casa fala da comunicação, de viagens curtas, do aprendizado (quem não se lembrar, já foi escrito um post inteiro sobre a 3ª Casa). Ela se relaciona principalmente com o nossa vida pessoal (lembrando de que ela se localiza abaixo da linha do horizonte). Já a 9ª casa, por ser uma oposta, vai falar sobre uma oitava acima dos temas da 3ª, levando em consideração que é uma parte nossa que lida com o social.
Se pensarmos na 8ª Casa, esta implica em dores, términos, crises, tabus. Coisas que ocultamos para não mostrar aos demais. E ao sair das profundezas da 8ª, ganhamos uma nova visão da vida, como se uma retomada às coisas maiores e superiores.
A fogosa 9ª Casa, naturalmente associada a Júpiter e Sagitário, se segue às águas turbulentas da 8ª e nos oferece uma ampla perspectiva de tudo que ocorreu até agora. (...) ela diz a respeito de "porquês e para quês" da nossa existência. É nesta posição que procuramos a Verdade, empenhando-nos em profundidade para compreender as regras existentes e as leis básicas que governam a vida. Em certo sentido, o sofrimento que ocorreu na 8ª Casa nos compele nesta direção pois a dor é mais facilmente suportada quando se nos apresenta algum resultado positivo por tê-la aguentado.
Assim, deixamos de agoniar na 8ª para nos elevar na 9ª casa, pois nós, seres humanos, temos a necessidade de buscar um significado. Precisamos de ter ideais para nos fixarmos para que possamos aspirar, e preceitos que sirvam para conduzir nossas vidas. Sem um grande significado, ficamos sem objetivo, sem esperança, sem propósito para continuar a viver.
Um grande número de psicólogos acredita que muitas neuroses comuns nos dias de hoje estão relacionadas com a falta de significado ou propósito na vida. Sem considerar se isso é verdade ou não, somos confrontados pela crença de que há algo maior "lá fora"; que existe um modelo coerente e que cada um de nós tem algum papel específico a desempenhar neste traçado. Em última instância, quer seja nosso dever criar nosso próprio significado de vida ou nossa tarefa em descobrir o plano e a intenção de Deus, a procura de linhas de conduta, finalidades e um propósito formam o enigma da 9ª Casa.
Deste modo, a palavra-chave da 9ª casa "mente superior" se liga à faculdade da nossa mente de abstração e processos intuitivos (o oposto da nossa mente concreta e racional mostrada pela 3ª casa). Mercúrio, regente natural da 3ª e 6ª Casas, é um acumulador de fatos, totalmente racional, enquanto Jupiter, o regente natural da 9ª, mostra-se capaz de criar conhecimento a partir de interpretação dos fatos e símbolos da psique, e da tendência de impregnar tais fatos de significado ou sentido.
Os fatos são coletados na 3ª Casa, mas na 9ª Casa tiram-se conclusões a partir deles; fatos isolados são organizados dentro de um quadro mais amplo do esquema ou vistos como o produto inevitável de princípios organizadores mais elevados. (...) a 3ª e a 6ª Casas são análogas à divisão mental e analítica do cérebro esquerdo, o processo associado à 9ª Casa (e à 12ª) se refere à atividade do cérebro direito. (...) Sintético e holístico, o cérebro direito pensa em imagens, vê o todo e detecta os modelos (padrões). (...) "o cérebro esquerdo vê por flashes, o direito assiste a filmes".
Não por acaso, a 9ª casa também pode ser tida como a casa dos profissionais instruídos (que desenvolveram algum tipo de conhecimento superior), tais como médicos, professores, escritores, advogados, e também dos astrólogos (por ser um interpretador de simbologias).
A casa 9 é “conhecimento”, enquanto a casa 3 é “comunicação”; neste sentido, a primeira pode ser considerada como o assunto de que a última fala; ou, por outro lado, a casa 3 é a expressão terrena, mundana, da casa 9.
Por isso, dependendo do signo e dos planetas posicionados nesta casa, podem levar ao indivíduo a acreditar (ou não) que os acontecimentos ou fatos têm uma mensagem contida neles. Por esta razão, é perceptível que estes posicionamentos na 9ª casa descrevam sobre a maneira com a qual seguimos e acreditamos em alguma filosofia de vida, visão política e/ou religião (ou a um tipo de Deus que reverenciamos ou a natureza de filosofia que formulamos na vida).
A imagem de Deus também é mostrada por planetas e signos nesta posição. Saturno ou Capricórnio podem conceber um Deus austero, punitivo, crítico e paternalista que deve ser obedecido a qualquer preço. Netuno ou Peixes na 9ª Casa, por outro lado, consideram Deus compassivo e afetuoso, inclinado à brandura e ao perdão.
Uma grande diferença entre a 3ª casa e a 9ª, é que a primeira rege o ambiente próximo, aquilo que é descoberto explorando o que fica à mão. Já a 9ª descreve a perspectiva de afastamento, de olhar de longe para observar e entender o todo, quando damos um passo para trás e olhamos a vida de uma certa distância. Por conta disso, a 9ª traz a ideia de viagens e longas jornadas.
Viajar pode ser traduzido literalmente por jornadas a outras terras e culturas, ou pode ser compreendido simbolicamente como jornadas do espírito ou da mente — a ampliação de horizontes adquirida através de muita leitura, ou a introspecção desenvolvida através da meditação e da reflexão cósmica.
Viajar amplia nossa perspectiva de vida e possibilita que observemos o mundo por outras visões. Podemos estar dentro de um problema insolúvel no nosso dia-a-dia, e quando nos afastamos, seja relaxando em um banho de banheira ou visitando alguma praia do Nordeste, podemos entender mais claramente e até solucionar aquele problema.
Os posicionamentos da 9ª Casa também podem nos mostrar o tipo de pessoas que encontraremos em nossas viagens, ou o tipo da cultura pelo qual somos atraídos. Claro que uma astro-cartografia bem aplicada também pode te esclarecer algumas dúvidas (alô Marcus!).
A 9ª também pode ser entendida como a 3ª casa a partir da 7ª, ou seja, os familiares, parentes e irmãos, (3ª) do nosso(a) esposo(a) (7ª). Logo, como é nosso relacionamento com eles, pode ser entendido observando os posicionamentos que ali encontramos. Por exemplo:
Um parente do outro pode estar refletido num planeta da 9ª Casa ou receber a projeção deste princípio. Algumas pessoas com Júpiter na 9ª vêem o universo num grão de areia enquanto outros o percebem em sua sogra.
Outra palavra-chave da casa 9 é o "ensino superior", pois esta casa também pode mostrar o campo de estudo escolhido ou o tipo de universidade que poderá escolher. Os posicionamentos aqui podem indicar a facilidade (ou não) de se aprofundar em um conhecimento específico. Ou até mesmo a confusão na escolha de um curso.
Em termos gerais, a 9ª casa mostra as estruturas em nível coletivo. Podendo não apenas ser o lado religioso ou acadêmico, mas também os sistemas legais e conjunto de leis.
(...) a 9ª representa a divisão superior — a suprema lei do país que governa as ações do indivíduo no contexto social mais amplo (...) um sentido de nosso relacionamento ao coletivo como um todo é despertado. A 9ª Casa também é associada com a profissão voltada para publicações, na qual as idéias são disseminadas em larga escala.
E, engana-se, quem acha que apenas os planetas indicado na 10ª Casa são associados à carreira e profissão. Na 9ª, como observamos, são observados também indivíduos que obtiveram sucesso em campos relacionados, de acordo com a natureza dos planetas. Deste modo, é comum ver pesquisadores, acadêmicos, quem alcançou sucesso em áreas de conhecimento e ensino.
Além de conhecimento específico, quem tem posicionamentos na 9ª tem uma habilidade maior de sentir o rumo das coisas: um visionário.
Planetas fortes nesta casa propiciam um inusitado grau de intuição e previsão — a habilidade de sentir a direção que alguém ou alguma coisa estão tomando. A 9ª Casa "sintoniza" a vibração de uma situação, rapidamente registrando tendências e correntes no ar.
Portanto, saímos da 8ª Casa finalizando ciclos, e entramos na 9ª Casa olhando para o futuro e para o que ainda está por vir. E, dependendo dos posicionamentos, esperamos por um futuro cor-de-rosa, cheio de esperança, ou então ele é dark e imprevisível, cheio de assombrações e desafios. Contudo, é por este caminho, pela casa 9, que chegaremos à 10ª, ao nosso destino.
--- / / --- / / --- / / ---
No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Décima Casa do Zodíaco ou Meio-do-Céu, a quarta casa que fala da nossa área da vida em relação ao outro. Provavelmente a sua 10ª casa será regida pelo décimo signo a partir do Ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Peixes na 10ª). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta casa descreve, além do básico que todos já sabem - carreira e imagem social. Mas isso, será postado depois.
Até lá.
-----------------------------------------------------------------------
Escrito por Gilvan Vila
- Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
- As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
- Astrologia para leigos - Rae Orion
- Astrologia Horária - A solução cósmica para seus problemas do dia-a-dia - Adonis Saliba
- Vamos falar de Astrologia: Astrologia em Perguntas - Helena Avelar e Luís Ribeiro
Comentários
Postar um comentário