Descendente ou Sétima Casa do Zodíaco

Neste post iremos falar sobre a Sétima Casa ou Descendente. Mas já escrevemos também sobre as casas anteriores, dá uma pesquisada q você acha. 

Recapitulando:

Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Sétima Casa. Com toda certeza ele é o signo oposto do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, você tem Sagitário no DC). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - relacionamento, casamento, sociedade, parcerias - como essa casa pode se conectar com o simbolismo do signo de Libra? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!

Sétima Casa - Descendente 

Para entendermos a 7ª Casa (ou qualquer outra casa) é interessante voltar a atenção à anterior e à oposta e o que elas significam. 

A 6ª Casa é a última casa da astrologia que nos apresenta as questões pessoais (do indivíduo). Da 1ª Casa à sexta, elas se encontram na parte debaixo do mandala astrológico (se passarmos uma linha imaginária horizontal no meio da mandala). Assim, a parte debaixo, representa os assuntos pessoais e da vida individual. 
Mas, no fim da 6ª Casa crescemos separados dos outros conforme a vida nos permite, e temos uma nova lição para aprender: que nada existe isoladamente.
E, por ser a casa oposta ao Ascendente, à 1ª Casa, que fala sobre como relacionamos conosco mesmo, nossa aparência, como iniciamos as coisas, a 7ª vai nos falar de como nos relacionamos com os outros, como é o outro pelo qual nos aproximamos (normal e inconscientemente), e como lidaremos com eles.
Tradicionalmente, o Ascendente é considerado o "ponto de autoconsciência" e o Descendente é considerado o "ponto de consciência dos outros". Ele descreve nossos relacionamentos e as qualidades (junto com os planetas da 1ª Casa) que procuramos em nosso companheiro. (...) indica que espécie de atividades darão ao indivíduo as experiências "de que ele precisa para entender o significado dos outros".
Casamento às Cegas - Netflix

E estas outras pessoas podem, tanto significar nossos parceiros e parceiras pela vida amorosa, como também pela vida profissional e social. E também, porque não, dos nossos inimigos declarados. 

Por isto que a 7ª Casa não é uma casa "amorosa". Ela fala de relacionamentos e parcerias baseado em um compromisso mútuo, contraído legalmente ou não (A casa dos "amores" deixaremos para a 5ª ). Na casa 7, duas pessoas se unirão com um propósito de melhorar a qualidade de vida (lembrando de que depende com quem seja essa outra pessoa, claro). 
A maioria dos livros de astrologia ensina que os planetas e os signos na 7ª Casa descrevem o parceiro de casamento ou "alguém muito significativo". (...) Os posicionamentos da 7ª Casa muitas vezes indicam o tipo de parceiro(s) pelos quais somos atraídos.
Não apenas descrevem o "como" será esta outra pessoa, mas também indica o "jeito" pelo qual nos relacionaremos com tal pessoa. Por exemplo: Se tiver a Lua na 7ª casa, a pessoa pode estar a procurar por alguém que seja amável, carinhoso, receptivo que cuide dela. Mas ao mesmo tempo, a pessoa terá esse tipo de atitude para com o outro, ela agirá com carinho, receptividade e cuidará do outro. 
Além de descrever a natureza do parceiro, os signos e os planetas na 7ª Casa sugerem as condições do relacionamento: os arquétipos constelados pela própria união. (...) é aquilo que esperamos encontrar em relacionamentos íntimos, e, por esta razão, indica os atributos que mais notamos na outra pessoa.
Se continuarmos com o mesmo exemplo, da pessoa com a Lua na 7ª, se ela vier a encontrar alguém para se relacionar, tal outra pessoa provavelmente terá os atributos lunares em evidência em seu mapa individual - podendo ser a própria Lua na casa 1, ou ter Ascendente em Câncer, ou ter planetas pessoais sob o signo de Câncer, ou planetas pessoais em posicionamento na casa 4, ou tudo isso em conjunto. 
O mecanismo de projeção psicológica (...) sugere que o Descendente e os planetas de 7ª Casa representam qualidades que "pertencem ao indivíduo mas são inconscientes" e que tentamos vivenciar "através de um companheiro ou através dos tipos de experiências que o relacionamento nos traz".
A explicação dessa projeção inconsciente traz a ideia de que, enquanto o Ascendente traz a luz a nossa personalidade, significando o signo e planetas que estão subindo ao céu quando nascemos, o Descendente, ao contrário, indica o signo e planetas que estão sumindo no horizonte quando nascemos. Eles estão distantes de nós, se escondendo, se opondo da luz. E por isso, temos dificuldades de acessar/"possuir" tais simbolismos. Deste modo, acabamos buscando nos outros (já que não conseguimos acessar dentro de nós mesmos) tais características simbólicas. 

(...) "quando uma situação interior não é tornada consciente ela acontece exteriormente, como destino". Se somos inconscientes de algo em nós mesmos, "o mundo tem de agir à força sobre o conflito e rompê-lo em duas partes opostas". Explicando melhor, aquilo que não percebemos dentro de nós mesmos, invariavelmente atraímos para nós através dos outros.
E, se suprimimos estes atributos em nós, porque o achamos desagradáveis ou até inaceitáveis, não será surpresa que não gostaremos destes aspectos também quando forem refletidos de volta a nós através de uma outra pessoa. Eis a analogia e explicação para os nossos inimigos declarados. 
E preciso esclarecer que projeção não é algo (...) patológico. Uma imagem projetada é um esconderijo em potencial dentro do self. Quando existe a necessidade de que essa imagem seja conhecida, o primeiro passo é percebê-la em outra pessoa. Aí, então, esperamos compreender que ela tem algo a ver conosco e, conscientemente, a tomamos para nós.
Logo que tenhamos entendido, até certo ponto, as qualidades e simbolismos da casa 7 em nosso próprio mapa, poderemos nos empoderar desse entendimento e trazer à luz tais atributos, expondo sem receios tais princípios à sociedade. 

Ao mesmo tempo, quando nos integramos aos simbolismos da nossa 7ª Casa, criamos um dilema conosco mesmo, junto à nossa 1ª Casa (a casa oposta): o quanto devo cooperar (casa 7) versus o quanto eu me afirmo por mim (casa 1)? Internamente podemos recear que ao nos misturar com os outros, estaríamos sacrificando nossa identidade. Por outro lado, o quanto estaremos pedindo para que os outros se adaptem à nós, privando-os de suas individualidades? 
A 7ª Casa nos incumbe da tarefa de encontrar outra pessoa e de equilibrar os dois extremos da balança.
Eis a característica de Libra, regente da casa 7, colocando o equilíbrio social e a diplomacia, em destaque para os nossos relacionamentos. 

Queremos atingir sempre um equilíbrio em nossos relacionamentos sociais

--- / / --- / / --- / / ---

No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Oitava Casa do Zodíaco, a segunda casa que fala da nossa área da vida em relação ao outro/ outra pessoa. Provavelmente a sua 8ª casa será regida pelo oitavo signo a partir do Ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Capricórnio na 8ª). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta casa descreve, além do básico que todos já sabem - ocultismo, morte, heranças, seguros. Mas isso, será postado depois.

Até lá.
-----------------------------------------------------------------------

Escrito por Gilvan Vila

Fontes Bibliográficas:
  • Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
  • As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
  • Introdução à Astrologia Ocidental - Marcos Vinicius Monteiro
  • Astrologia para leigos - Rae Orion
  • Astrologia Horária - A solução cósmica para seus problemas do dia-a-dia - Adonis Saliba
  • Vamos falar de Astrologia: Astrologia em Perguntas - Helena Avelar e Luís Ribeiro

Comentários