Marte é.... Aquele planetinha vermelho?
Quem ouve falar de Marte já pensa naquele planetinha vermelho, nos etês verdes, típico daquele filme do TIM BURTON chamado MARTE ATACA! Quem nunca?
Mas digamos que a simbologia de Marte pode vir um pouquinho por aí sim. Esse planetinha vermelho instigou os povos antigos, desde muito antes da era cristã, à remeter a cor vermelha do planeta com morte, destruição, violência, a tudo de terrível que poderia acontecer.
Foi na Grécia e Roma antiga que Marte (ou Ares) foi o nome dado ao Deus da Guerra, o qual era difamado por todos os outros deuses do Olimpo, exceto por Afrodite que o adorava. Marte corresponde ao guerreiro interior, um dos mais importantes arquétipos masculinos – mas não um guerreiro que luta pela manutenção do império ou porque recebeu ordens para lutar (tipicamente por uma causa que não era a sua própria) ou, como Rambo, simplesmente pelo gosto de matar. O verdadeiro guerreiro recebe suas instruções do "Rei interior". Em terminologia astrológica, diríamos que Marte deve receber suas instruções do Sol. Ele deve lutar pela causa da consciência.
Os astrólogos antigos então davam à simbologia de Marte um significado de violência e má índole. Posteriormente associaram-no com roubo, assassinato, batalha, luxúria, desonestidade e todo os tipos de males que poderiam ocorrer com alguém. À raiva, acidentes, lesões. A mitologia de Marte provavelmente trouxe a base para nossas considerações originais sobre seu comportamento num mapa astrológico, mas há mais do que isso. Mas de uma coisa eles sempre tiveram noção é que Marte está ligado à ação e ao desejo. Traz determinação, resistência, ímpeto, força, energia e coragem para ir atrás das coisas que você quer. Um Marte proeminente, em conjunção com o sol ou no AC ou no MC, por exemplo, produziu indivíduos que se destacaram em carreiras científicas, médicas, militares e de negócios.
Marte, então, faz as coisas acontecerem!
De fato, pessoas que têm um Marte forte devem ser encorajadas a participar de esportes ou, ao menos, a realizar exercícios físicos rotineiros para dissipar todo aquele vapor quente dentro deles – não por acaso chamamos os "Arianos" (aqueles que nasceram sob o signo solar de Áries, entre 20-21 março à 21-22 abril) de "esquentadinhos". Quando não podem fazê-lo, ou quando a função de Marte é reprimida em um indivíduo, a quantidade de sentimentos contidos dentro dele tipicamente resulta em ferimentos, explosões de violência e comportamentos abusivos que podem resultar em sérias conseqüências.
Vênus e Marte, c.1485, têmpera e óleo sobre madeira de álamo, 69,2 x 173,4 cm, Sandro Botticelli, National Gallery, Londres. |
Outra simbologia de Marte é baseado em seus casos amorosos com Vênus e outras, é o de amante ou o Don Juan. Culturas fortemente influenciadas pelo machismo podem estar coletivamente incorporando o arquétipo de Marte. Isso traz um ponto importante. No esquema astrológico, Marte é sempre o arquétipo "masculino", e seu glifo (♂) é usado em medicina para identificar os espécimes masculinos. Porém todas as pessoas, tanto homens quanto mulheres, possuem um Marte. É um simbolo do masculino (enquanto Vênus é o simbolo do feminino). E dependendo do posicionamento por signo que Marte se encontra, é a forma como você toma iniciativa, como começa novos feitos. Representa o ímpeto e seu desejo de ir atrás.
Marte nos Signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário):
São indivíduos que sentem um "fogo" e entusiasmo dentro de si e que dissipam essa energia ao seu redor, querem que os outro a sintam também. Mostram iniciativa, confiantes, estão sempre prontos para a conquista. É aquele que tenta testar seus limites físicos, tanto no esporte, quanto na cama. Falando em cama, são os indivíduos que tem mais "pegada", são "quentes" e um tanto românticos.
Marte nos Signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio):
São pessoas que estão mais em sintonia com a natureza, portanto, com seus instintos físicos. São fortes, sensuais, e a parte estética tanto em aparência quanto em vestimenta, lhes são importantes. Eles tem o próprio ritmo, um pé no chão digamos. São objetivos e sabem o que querem. Buscam uma tranquilidade, estabilidade, tanto financeira quanto sexual. Seu tipo de conquista é presenteando com um jantar ou presentes (ou um sexo bem delicioso). Sabem esperar e não atiram para todo o lado.
Marte nos Signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário):
São indivíduos mais curiosos, que gostam "muito" de se comunicar e expressar verbalmente. Seu ímpeto de ação está voltado às pessoas, à comunicação e às idéias. Por isso costumam se interessar por pessoas inteligentes, sociáveis e que se expressam muito bem, não bastando apenas ser um rostinho bonito na multidão. Estas pessoas usam seus melhores atributos que é a adaptabilidade, sociabilidade, inteligência e comunicação para atingirem seus objetivos.
Marte nos Signos de Água (Câncer, Escorpião, Peixes):
São aqueles que o agir parte da experiência sentimental para vivenciar de forma consciente o mundo. Como a água reflete uma empatia pelos demais, portanto estes gostam de se sentir queridos e desejados reciprocamente. Seu agir é mais passivo, dependendo de uma ação ativa do outro antes de mostrar seus desejos e sentimentos. São mais protetores, presentes, carinhosos, com um lado mais humano e sensível. Por isso, também a intimidade sexual estará ligada aos sentimentos. São os românticos e apaixonados do zodíaco, que cuidam dos demais.
_______________________________________________________
Post por @gilvanlvila
Post por @gilvanlvila
Comentários
Postar um comentário