Palas e as soluções estratégicas

Por Andreli Barros


O asteroide Palas foi descoberto em 28 de Março de 1802, por Heinrich Olbers enquanto observava Ceres e é o terceiro maior corpo celeste conhecido do cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter. Este astro foi batizado em nome de Palas Atena, que de acordo com a mitologia greco-romana, era adorada como deusa da sabedoria, da justiça e do combate estratégico.


Sendo representada com uma balança e uma lança nas mãos, suas principais virtudes são o equilíbrio e a ação estratégica. Também chamada de Minerva, pelos romanos, é de seu nome que vem a expressão "voto de Minerva" que usamos quando queremos falar de um voto decisivo. A coruja que sempre a acompanha em suas representações é mais um símbolo da sabedoria que pauta suas ações. O mito de Atena reflete em todos os detalhes essa sabedoria:



Após destronar Cronos (no artigo sobre Saturno você pode entende melhor), Zeus recebe de Gaia a profecia de que, mais uma vez, seu filho primogênito, com sua primeira esposa Métis, o destronaria assim como ele fez com Cronos, e Cronos, por sua vez, com seu pai Urano. Tragédia grega gente…


Ao saber da gravidez de Métis, ele decidiu que tinha que fazer algo para impedir que a profecia se cumprisse. Como Métis, além de deusa da prudência, era também, assim como Zeus, mestre em transformar-se no que quer que fosse, ele a convidou para um desafio para demonstrar quem conseguiria fazer a transformação mais difícil, que ela prontamente aceitou.


Começaram transformando-se em grandes animais e aos poucos Zeus foi desafiando-a a transformar-se em animais cada vez menores, até que quando ela transformou-se em uma pequena mosca, Zeus aproveitou para concluir seu plano e, simplesmente, engoliu a esposa grávida, resolvendo o problema. Bonito né, Zeus?


O tempo passou, Zeus casou-se novamente, teve outros filhos, sossegado… Porém, desenvolveu uma enxaqueca tenebrosa que o acompanhava todos os dias. Desesperado, pediu ajuda a seu filho Hefesto, o ferreiro, que deu logo uma machadada na cabeça de Zeus de onde saiu Atena, já adulta e muito sábia, se tornando logo a filha preferida de Zeus.




Métis continuou como uma mosquinha no ouvido de Zeus, dando um pouco de prudência ao todo-poderoso do Olimpo, que nem sempre escutava muito bem, a gente sabe. 


Já Atena, filha da prudência e da cabeça do deus supremo do Olimpo, era a própria voz da razão, tornando-se a deusa da sabedoria e da guerra justa, aquela que não se pode evitar. 


Ao tomar decisões, Atena olhava sempre para os dois lados da história e sempre que precisava lutar por algo, o fazia com base na estratégia e não na força bruta. Entrou em muitos embates com seu irmão Ares, saindo vencedora em todos, o que mostra que a razão prevalece sobre o instinto.


Na Astrologia, o asteroide Palas é interpretado como um ponto no Mapa Natal que nos mostra como podemos exercer a nossa sabedoria, encontrando estratégias e soluções criativas para os desafios que surgem. 


A casa onde esse asteroide se encontra mostra uma área da vida onde temos um potencial criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem naquele aspecto de nossa existência.


O signo onde se encontra, vai evidenciar as características que assumimos ao precisar lidar com os desafios, que estratégias utilizamos ao buscar soluções para os nossos embates pessoais e como podemos usar a nossa sabedoria inata de forma consciente.


Também é interessante analisar os aspectos que esse asteroide faz no Mapa Natal que vão nos mostrar os auxílios e obstáculos que temos ao tentar acessar esse lado estratégico da nossa personalidade e solucionar problemas.


Seu glifo é a sua lança, que representa o direcionamento de energia sobre a cruz da matéria.



Para saber onde está o asteroide Palas em seu Mapa Natal, vá ao astro.com > horóscopos gratuitos > seleção alargada de mapas e, em seguida, selecione Palas na guia de objetos adicionais no final da página. 








Palas nos signos


Áries

Traz uma capacidade de encontrar soluções rápidas para os problemas, porém, as pessoas com este posicionamento, nem sempre têm a paciência necessária para colocar em prática o plano de ação que essas soluções exigem. Ao encontrar o equilíbrio entre idéias e atitudes precisas, tornam-se campeões em todos os dilemas da vida.


Touro

São pessoas capazes de encontrar soluções práticas, palpáveis e trabalhar nelas incansavelmente até que estejam colhendo os frutos de seu trabalho. Donos de muito bom senso, sabem escolher muito bem suas batalhas, prezando pela tranquilidade e pela paz sobre as batalhas do dia-a-dia. Com os sentidos apurados, são altamente perceptivos ao ambiente, sendo capazes de sair pela tangente ao perceberem a possibilidade de conflitos.


Gêmeos

Grandes articuladores, constumam ter facilidade de lidar com diversos desafios ao mesmo tempo, encontrando soluções para eles pelo conhecimento que adquirem nas conversas com as pessoas ao redor, nas mídias, redes sociais. Nos "corres" da vida em geral, as soluções aparecem. Dotados de uma mente criativa e grande poder de convencimento, ganham qualquer batalha através da palavra certa.


Câncer

Aqui a sabedoria está voltada para as emoções. São pessoas capazes de perceber e atuar sobre os dilemas emocionais das pessoas a sua volta. Tem o dom de proteger, acolher e defender quem precise de auxílio. Defensores da família, do zelo e do afeto, são extremamente empáticos e sensíveis.


Leão

Vão usar e abusar da criatividade para buscar soluções para os dilemas da vida. Também não vão ter papas na língua ao expor as situações em busca de auxílio. Tem o dom de convencer pessoas através da arte, da expressão de suas ideias e de seu carisma. São líderes natos.


Virgem

Sabem analisar os mínimos detalhes das situações e buscar soluções milimetricamente planejadas para garantir o sucesso. Extremamente inteligentes e racionais, nada passa despercebido a esses nativos, sendo muitíssimo hábeis na solução de qualquer problema.


Libra

Signo da diplomacia, da harmonia e do equilíbrio, é o posicionamento onde Palas "se sente" em casa, conferindo aos nativos um talento natural para  encontrar o equilíbrio entre seus anseios pessoais e as escolhas mais justas que beneficiam a ambas as partes. Também tem o dom de convencer através do diálogo e das criações artísticas.


Escorpião

Sua sabedoria vem da capacidade de perceber com facilidade as intenções e as sombras das pessoas ao redor. Com a sua habilidade para conhecer intimamente a natureza humana e lidar com os tabus que ninguém gosta de lidar, seus nativos têm o dom da persuasão, da investigação, da intuição aguçada e da resiliência. Nenhum problema é grande demais para eles.


Sagitário

A sabedoria aqui é atingida através da eterna busca pela verdade em tudo. Seu instinto aventureiro motiva a continuar sempre buscando, mesmo em face dos maiores obstáculos. São pessoas extremamente otimistas e, até mesmo vistas como sortudas, porque as soluções realmente aparecem na hora certa. Quando encontram suas verdades, crenças e soluções, têm o dom de se tornarem mestres naqueles assuntos, ensinando a outros o caminho das pedras.


Capricórnio

Extremamente eficientes e resilientes, esses nativos têm uma persistência enorme e, por mais longo que seja o caminho para achar as soluções, eles permanecem focados, esperando o momento certo de agir. Além disso, tem um ar natural de credibilidade e autoridade, sendo naturalmente seguidos e ouvidos pelas pessoas ao redor.


Aquário

Capazes das ideias mais originais, estão sempre ocupados dos problemas da sociedade, buscando soluções para as desigualdades e injustiças que percebem ao redor. Quando se deparam com um problema, são capazes de ousar soluções nunca antes pensadas, sem se importar com o comportamento padrão esperado para as situações.


Peixes

São capazes de buscar soluções de maneira criativa, através da intuição, encontrando saídas surpreendentes, embora nem sempre realmente viáveis. Sua sabedoria se desenvolve ao aprender a silenciar e escutar a voz da intuição e aguçar a sensibilidade inerente que eles carregam. Também tem o dom de convencer as pessoas de forma pacífica, empática e, até mesmo, artística, através da música, poesia ou metáforas.

Comentários