Eros, o amor nascido da beleza e do desejo
Eros, na mitologia, é o mais belo filho de Afrodite (a beleza) e Ares (o instinto), irmão de Anteros (sua contraparte, pois o amor não pode crescer sozinho e não-correspondido), Deimos (terror), Fobos (medo), Harmonia (concórdia), Himeros (desejo sexual) e Pathos: (paixão), pois quando a beleza e a vontade se unem, a coisa mais bela que pode nascer é o amor verdadeiro.
Eros (ou cupido, para os romanos) passava seus dias dedicado a despertar o amor verdadeiro nos homens. Quando uma de suas flechadas acertava o coração de um humano, ali nascia o amor pelo primeiro que aparecesse. Às vezes, era um tanto atrapalhado, acertando um amante e errando o outro, quando seu irmão Anteros tinha que intervir.
Certa vez, Afrodite, intrigada pela diminuição das oferendas feitas em seu templo resolveu investigar a causa. Ela descobriu que os homens estavam deixando dar-lhe presentes pois estavam presenteando umas princesa humana chamada Psiquê, considerando-a a mais bela das mortais.
Ofendida, Afrodite ordenou a Eros que fizesse com que Psiquê se enamorasse do homem mais feio que houvesse na Terra e assim, parasse de receber o amor dos homens. Eros, porém, só vê-la se surpreendeu tanto com sua beleza, que tropeçou em uma de suas flechas e apaixonou-se perdidamente, passando a desviar com suas flechadas todos os pretendentes de Psiquê.
Os pais de Psiquê, começaram a preocupar-se, pois, apesar de bela, Psiquê não encontrava um marido. Então, seu pai foi ao oráculo de Delphos aconselhar-se. Lá, ouviu que Psiquê se casaria com uma terrível criatura alada, que passa os dias a ferir os deuses e mortais e que a princesa deveria ser deixada à beira do abismo, em trajes de núpcias, onde seria entregue a seu marido, que um dia será a causa de sua morte.
Pesaroso, mas sem poder desobedecer ao oráculo, o pai de Psiquê cumpriu a ordem. Quando o cortejo de Psiquê foi embora, Zéfiro, o Vento Oeste, a conduziu até um palácio nas nuvens, sua nova morada. Ela surpreendeu-se com a beleza do lugar, e apesar de não ver ninguém, conseguia ouvir os criados do palácio, que nada lhe deixavam faltar. Tudo que seu marido lhe pediu, foi que jamais colocasse seu olhos nele. Seu marido era Eros, que desejava conquistá-la, sem que ela o adorasse por ser um deus. Agradecida por continuar viva e bem acolhida, ela concordou. E assim, passou a receber o marido em seu leito todas as noites, na mais completa escuridão.
Entristecida, por não poder ver ninguém, Psiquê pediu ao marido permissão para visitar sua família. Para vê-la feliz, Eros concordou. E assim, sua família, surpresa por Psiquê estar viva e bem cuidada, passou a enchê-la de perguntas. Quando descobriram que ela não conhecia o rosto do marido, começaram a dizer que ele deveria ser uma criatura horrenda, um monstro e que qualquer hora ela daria luz a um monstro igual a ele.
Deixando-se envenenar pelo que lhe foi dito, ao voltar ao palácio, Psiquê decidiu descumprir o seu pacto, e quando Eros adormeceu, ela acendeu uma lamparina para vê-lo. Surpresa com a descoberta de que havia se casado com o mais belo dos deuses, ela desconcentrou-se e deixou que pingasse uma gota de óleo de sua lamparina sobre Eros. Ao acordar, ferido e magoado, Eros voou pela janela, deixando Psiquê atônita, o que a fez atirar-se tentando alcançar seus pés, e despencando dos céus. Tragédia grega? Temos!
Psiquê sobreviveu à queda e percorreu todos os templos de todos os deuses pedindo ajuda para recuperar seu amado, porém, ninguém ousou afrontar Afrodite. Não lhe restando alternativas, Psiquê rogou finalmente à Afrodite, que a ajudasse a reencontrar seu amado Eros. Se antes Afrodite já não gostava de Psiquê, agora que ela ferira seu filho, menos ainda, e, assim, prometeu ajudá-la, desde que cumprisse as mais difíceis tarefas, às quais Psiquê, sempre conseguia cumprir com o auxílio das vozes da natureza que ouvia.
Contrariada e intrigada, Afrodite, deu-lhe a última tarefa: descer ao submundo de Hades e voltar com um pouquinho da beleza de Perséfone. Ambicionando um pouquinho da beleza divina para si, Psiquê caiu na armadilha de espiar o pacote dirigido a Afrodite antes de entregá-lo. Ao abrí-lo porém, foi tomada por um sono profundo. Eros, já recuperado, ao encontrá-la desfalecida, pediu aos deuses que o ajudassem, e assim, foi servido um pouco de néctar dos deuses para que assim, Psiquê se tornasse imortal e pudesse viver o seu amor verdadeiro, que sobreviveu a todas as provações.
Este mito, de uma forma poética, mostra como nossa Psiquê (ou Alma), percorre as mais diversas provações em busca de elevar-se, uma vez que tenha um vislumbre do divino. Psiquê é auxiliada pela voz da consciência, que ao desenvolver-se ajuda-nos a compreender a verdadeira natureza do amor: o sentimento que supera todas as dificuldades e consegue eternizar-se quando conseguimos amar pela essência do ser amado e não por seus encantos temporários.
No vocabulário grego, existem cerca de 14 palavras diferentes para descrever o amor, dependendo de a quem o destinamos, sendo uma destas, a palavra Eros. Em grego, Eros significa “amor à beleza”, ou seja, aquele amor à primeira vista, paixão, atração, e, desta palavra se origina o termo “erótico”.
Assim também é na Astrologia. Muitos Astros nos ajudam a entender nossa forma de amar em nosso Mapa Astral e também nas sinastrias: a Lua, nos orienta sobre as nossas necessidades emocionais; Vênus, sobre o que valorizamos nas parcerias; Juno, sobre o que nos faz realmente nos comprometer com alguém e Eros, sobre o que nos desperta paixões, além de outros pontos calculados, como Vértex, por exemplo.
Assim como Cúpido despertava paixões nos corações que suas flechas atingiam na mitologia, o signo do nosso Eros natal revela quais os comportamentos, aparência e situações nos deixam caidinhos, o que acende nosso desejo, nossas fantasias eróticas e fetiches. Esse signo vai nos mostrar aquela pessoa que é o nosso “tipo”. Já as casas onde Eros se encontra podem representar locais onde você está mais propenso a despertar esse desejo, ou conhecer os alvos de suas paixões mais arrebatadoras. Não esqueça de comparar os Eros do casal na sinastria também para saber como manter a paixão acesa na relação e que debaixo dos lençóis aí o assunto já é com Marte.
Para saber onde está Eros no seu Mapa Natal vá ao site www.astro.com > horóscopos gratuitos > seleção alargada de mapas.
Eros nos signos
Eros em Áries
A pessoa com esse posicionamento de Eros atrai por pessoas cheias de iniciativa, e até mesmo um tanto mandonas. Pode sentir atração por atletas e pessoas que assumem posturas de comando nos grupos. Para esse Eros atitude é tudo.
Eros em Touro
O que desperta o desejo desse Eros são os prazeres sensoriais, o toque, os sabores, vão amar uma massagem, um carinho, mas também vão levar muito em conta a beleza, formas sinuosas, pele macia e harmonia na aparência dos seus crushes como um todo.
Eros em Gêmeos
Alguém falou em sexting? Sabe aquele conceito de que o maior ponto erótico é a mente? Aqui, esse conceito redobra a sua relevância. Sem um papo estimulante esse Eros não vai cair de amores por ninguém. Ah, e também vai se atrair por pessoas joviais e cheias de criatividade. Mesmice não tem vez para esse Eros.
Eros em Câncer
Para esse Eros, o afeto é fundamental. Pessoas que expressam suas emoções e demonstram sentimentos vão deixar esse Eros com coraçõezinhos no olhar. O que vai manter a paixão acesa é a dedicação, o afeto e o cuidado que o crush lhe dedica. Seu amor tem esse Eros? Mime mesmo! Ele vai ficar ainda mais doidinho por você.
Eros em Leão
Esse Eros vai curtir pessoas alegres, espontâneas e generosas. Sabe aquele tipo que onde vai é o rei da festa, que sai falando com todo mundo e forma uma rodinha para contar seus causos, esse é o alvo do brilho dos olhos de um Eros leonino. Se você quer conquistá-lo alegre-o com o seu bom-humor e seja generoso e magnânimo como um verdadeiro rei.
Eros em Virgem
Vai se apaixonar por pessoas inteligentes, mas discretas, arrumadinhas, que se preocupam com os detalhes e um bom perfume. Quem tem esse Eros vai adorar aquela pessoa que repara, sabe? Que olha para as necessidades dela e traz a solução. Nada mais excitante para esse Eros que uma pessoa observadora que nota o efeito de cada toque e vai aprendendo a explorar os caminhos para o seu coração.
Eros em Libra
Para estes, sim, a beleza é fundamental, o capricho, o estilo, o bom gosto, o requinte. Convide o crush que tem esse Eros para um bom restaurante, uma exposição de arte, um parque florido e se ponha bem lindo, agrade aos olhos do seu alvo.
Eros em Escorpião
A pessoa que tem esse Eros vai adorar um joguinho de poder na conquista, uma provocação, uma promessa de muita sedução. Vai se atrair por pessoas dominadoras, intensas. Cheias de malícia e todas dengosas vai ser derreter num olhar 43, que deixa aquele gostinho de quero mais
Eros em Sagitário
O que vai encantar esse coração aventureiro é aquele crush cheio de histórias para contar, das emoções que viveu e dos lugares que conheceu. Se seu crush tem esse Eros não vai resistir a uma viagem romântica de fim de semana regada a muitas trocas filosóficas.
Eros em Capricórnio
Esse Eros vai voltar os seus olhares para pessoas mais velhas ou com aquele ar de autoridade (olha a farda...). Quer deixar o crush com esse Eros caidinho, demonstre o seu poder e o quanto você é capaz de voar alto e conquistar muita coisa ainda nessa vida.
Eros em Aquário
Aqui a tendência é se apaixonar por pessoas autênticas, originais, com ideias que presam pela diversidade e igualdade. Chegue nesse crush de fininho, na amizade, e impressione ele com as suas ideias autênticas. Nada de fazer o que a maioria faz, ele detesta os clichês.
Eros em Peixes
Fantasias, promessas, e todos os devaneios românticos são o que deixa um Eros peixinho nadando nas nuvens. Eles querem contos de fadas, sim, e é o mínimo que merecem. Não economize na fofura quando crush tiver esse Eros. Ele vai te compensar com toda a sua entrega.
Comentários
Postar um comentário