Lilith: o demônio interno que nos assombra
Por Andreli Barros
Um ponto de bastante relevância a ser observado em uma leitura astrológica mais voltada para o autoconhecimento e crescimento pessoal é Lilith.
Também chamada de Lua Negra, Lilith é o local onde a Lua está mais distante da terra em sua órbita no momento atual, variando de signo aproximadamente a cada 9 meses, o tempo de uma gestação, estando ligada, assim como a Lua aos ciclos femininos e ao aspecto emocional humano.
Sendo o ponto onde a Lua está mais distante da Terra, é um ponto que traz desconforto aos assuntos lunares. Onde a Lua representa acolhimento, nutrição e todo o mundo emocional de um indivíduo, Lilith representa a frustração dessas emoções, o sentimento de insatisfação, de ter nosso desejo negado, nossos sentimentos reprimidos, a sensação de inadequação.
Existem várias mitologias ligadas à Lilith. A mais conhecida é a mesopotâmica, na qual Lilith era associada à figura de um demônio noturno do sexo feminino, assim como na mitologia hebraica. Entre os sumérios, em meados de 3000 a.C., Lilith era conhecida pelo nome de Lilitu, na representação de um grupo de demônios ou espíritos relacionados às tormentas e ventos. Os povos da Babilônia já associavam Lilith a Lua, acreditando que o demônio feminino variava entre fases ruins e boas.
Também há referência à Lilith na Cabala Judaica, onde ela teria sido a primeira mulher de Adão, igualmente criada a partir do barro, que teria ido embora do paraíso junto com seus filhos por não querer se submeter aos desejos de Adão, transformando-se assim na mãe dos demônios. Outras fontes também a associam a serpente que influenciou Eva a provar o fruto proibido.
Devido a essa última narrativa, sua simbologia também tem sido ligada ao empoderamento feminino, o que não deixa de fazer sentido do ponto de vista astrológico, pois é justamente quando dominamos nossos demônios internos e conhecemos nossos gatilhos sabotadores que nos tornamos realmente donos do nosso caminho e passamos a agir em vez de reagir. Dessa forma, nos tornamos causa, e não efeito.
A frustração das nossas necessidades emocionais pode nos levar a voltar sempre ao mesmo lugar de repetição de comportamentos sabotadores e desencontros, a uma constante expectativa, seguida de insatisfação, muitas vezes expressas na sexualidade do indivíduo, em dinâmicas como repressão, culpa, desequilíbrios na expressão do desejo sexual, insatisfação nas relações sexuais e até mesmo uma intimidade abusiva.
O posicionamento de Lilith mostra quais são os gatilhos desses comportamentos sabotadores, especialmente no âmbito das relações, trazendo uma chave para dominar esses gatilhos e tornar-se essa área da sua vida finalmente fértil, através da descoberta e apropriação dos nossos próprios recursos pessoais.
Dentro de uma interpretação pelo viés da Astrologia Cármica, o posicionamento de Lilith pode representar o vazio que sentimos por algo que abortamos em uma existência anterior, algo que precisávamos desenvolver naquela existência e simplesmente nos negamos, e agora, nos faz sentir essa insatisfação constante até que realmente possamos nos desenvolver dentro daquela área da vida.
Quantas vezes nos colocamos em relacionamentos onde damos ao outro o poder de comandar como nos sentimos? Muitas vezes isso ocorre porque nos reprimimos, achamos que essa é realmente a forma como merecemos ser tratados, pois de alguma forma, fomos ensinados que nossas necessidades não merecem atenção.
Ao entrar em contato com a real a necessidade por trás da nossa insatisfação constante, descobrimos que estávamos buscando essa satisfação no lugar errado e paramos de andar em círculos. Passamos então a encontrar, cada vez mais, dentro de nós a força para atender aos nossos próprios desejos frustrados, ocultos, reprimidos, escondidos nas sombras do nosso subconsciente.
Lilith nos signos
Áries
Esse posicionamento pode estar ligado a explosões emocionais, irritabilidade e impaciência e alta competitividade. Também pode estar ligada a uma libido exagerada, associada a insatisfação sexual. Além disso, pode trazer uma sensação de identidade negada e falta de autonomia fazendo a pessoa se sentir um personagem muitas vezes. Essa Lilith pede que a pessoa aprenda a ter autonomia, autenticidade e amor-próprio.
Touro
Pode fazer a pessoa buscar constantemente por mais e mais recursos materiais em busca de segurança ou conforto, mas não se sentir satisfeita com o que possui, com o próprio corpo, nos seus valores. Aqui o desafio é aprender a valorizar os seus recursos, o seu trabalho, seus talentos, o próprio corpo, as sensações, o bem-estar.
Gêmeos
Pode simbolizar uma constante insegurança em relação à própria capacidade mental, aos próprios conhecimentos a não se sentir capaz de ter a própria voz ouvida e se omitir. Fale, converse, se interesse pelas ideias do outro, aprenda sobre vários assuntos, troque ideias com as pessoas a sua volta.
Câncer
Pode trazer uma profunda sensação de não-pertencimento, na família, às próprias raízes, em lidar com os próprios sentimentos e situações de vulnerabilidade. Procure se abrir, demonstrar afeto, se permitir ser vulnerável, busque curar a sua relação com a ancestralidade.
Leão
Aqui existe um desejo oculto de expressar a própria essência, a criatividade, o prazer, a alegria. Brilhe, se expresse, seduza e se permita viver a vida com alegria e leveza.
Virgem
Pode trazer uma dificuldade de lidar com as coisas práticas do dia-a-dia, ter rotina saudável, organizar o próprio espaço tanto físico quanto mental e um grande criticismo e insatisfação pessoal. Tente ser menos crítico e criar hábitos saudáveis, de autocuidado. Busque também por um pouquinho de ordem na sua bagunça mental.
Libra
Pode trazer frustrações no campo das relações ou com a própria aparência, dificuldade de manter alianças de longo prazo, de assumir compromissos e ter equilíbrio nas relações, podendo tanto buscar se omitir dentro de uma relação quando ter momentos de explosões emocionais. Busque manter o equilíbrio entre o que você dá e recebe nas relações, e também nas suas expectativas em relação às outras pessoas.
Escorpião
Pode estar associada a rompantes emocionais e um grande desejo sexual, ao mesmo tempo em que há uma repressão dessa energia, ou até mesmo, insatisfação dentro das relações íntimas, onde a pessoa busca por intensidade ao mesmo tempo que tem dificuldade em se entregar e confiar no outro. Busque vivenciar a sexualidade sem culpas ou julgamentos. Permita-se entregar-se emocionalmente e confiar em alguém que demonstre estar disposto a construir essa intimidade com você.
Sagitário
Aqui, pode representar um profundo sentimento de descrença e falta de sentido para a vida. Dificuldade de se aprofundar em estudo mais filosóficos e enxergar o ponto de vista das outras pessoas. Busque cultivar o otimismo, crenças positivas, permita-se abrir o seu leque de ideias e ouvir outras pessoas.
Capricórnio
Grande ambição e busca por reconhecimento e status social, constantemente frustrada. A pessoa pode ter uma tendência a se estagnar por falta de confiança no próprio potencial. Pode ter dificuldade em lidar com figuras de autoridade. Busque ser a sua própria autoridade, se dar o reconhecimento que você merece e valorizar o caminho percorrido.
Aquário
Tende a representar uma revolta contra a sociedade em que vive, contra o sistema vigente, podendo sentir-se deslocado, esquisito, sem pertencer a nenhum grupo, tendo dificuldades de se colocar no meio social e fazer amigos. Busque envolver-se em causas e grupos que te permitam achar sua tribo e tornar o mundo melhor.
Peixes
Por sentir uma grande confusão emocional, a pessoa pode acabar negando a própria sensibilidade, criando uma certa barreira para não se iludir com os próprios sonhos ou expectativas em relação a outras pessoas. Procure se reconectar com os próprios sentimentos, ter sonhos e ajudar o mundo com a grande compaixão que você esconde para não sofrer.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário