Nodos Lunares e o Dragão causador de Eclipses
Por Andreli Barros
Conta a mitologia védica que tanto deuses quanto demônios precisavam de um néctar sagrado, a fim de manterem a imortalidade. Certa vez, quando essa bebida deixou de ser acessível em seu meio, os seres divinos e demoníacos foram juntos buscá-la nas profundezas do Oceano Cósmico, pois só teriam forças para tal uma vez unidos.
Após muitos esforços conjuntos, surgiu uma bela mulher, chamada Mohini, com uma taça do precioso elixir. Ela pediu que deuses e demônios formassem duas filas para receber a preciosa substância. Enquanto os deuses a recebiam, um demônio chamado Svarbhanu, que tinha a forma de um dragão, entrou na fila entre o deus-sol e o deus-lua. Ao perceberem o engodo, os deuses gritaram e rapidamente o deus Vishnu veio em socorro e cortou o demônio dragão em dois.
Após Mohini distribuir o néctar na fila dos deuses, ela simplesmente desapareceu, pois Mohini era, na verdade, uma emanação de Vishnu, que agiu dessa forma para enganar os demônios e evitar que também recebessem a imortalidade.
O único demônio que recebeu o néctar foi Svarbhanu, que mesmo tendo sido cortado ao meio, não podia morrer, pois havia provado a bebida. Svarbhanu era agora dois seres, a cabeça do dragão, chamada Rahu, e a cauda do Dragão, chamado Ketu. Rahu e Ketu ficaram possessos de raiva do Sol e da Lua por eles terem gritado e atraído Vishnu, e por conta disso eles perseguiam esses dois astros nos céus e de tempos em tempos, conseguiam os engolir, ocultando sua luz.
Todo mundo já ouviu falar alguma coisa sobre como os eclipses são impactantes dentro da Astrologia, e como seus assuntos reverberam até o próximo eclipse. Mas reverberam por quê? Como? Em que área da vida? Isso a gente compreende melhor analisando os Nodos Lunares.
Os Nodos Lunares são pontos calculados que se referem ao local onde as órbitas do Sol e da Lua se encontram, ou seja, é lá que acontecem os eclipses - para os quais todos os olhares se voltam, aproximadamente, de seis em seis meses.
Do ponto de vista astrológico, pode-se dizer que quando um astro é eclipsado sua influência é interrompida, e ainda que isto ocorra de forma bastante breve, sua influência se estende até que ocorra o eclipse na polaridade oposta.
A influência mais marcante dos eclipses incorre sobre movimentos mundiais e coletivos. Eles geralmente marcam pontos de mudanças súbitas, sobretudo nos níveis político e social, especialmente das regiões do mundo nas quais pode ser visto. Mas a nível pessoal, essa influência é especialmente marcante, se os eclipses acontecem em conjunção com algum ângulo ou planeta natal.
De qualquer forma, os Nodos costumam mudar de eixo a cada 18 meses, e mesmo que não tenhamos planetas ou casas angulares naquele eixo, o que costuma coincidir com eventos mais significativos, os assuntos dos signos do eixo são sutilmente ressignificados ao longo desse período.
No Mapa Natal, o Nodo Sul, também conhecido como cauda do dragão - o Ketu - simboliza o passado do ser humano, uma combinação de eventos, idéias, atitudes e pensamentos de todas as experiências anteriores cujos efeitos acumulados e não-resolvidos deram origem à situação atual. Os padrões de comportamento mais profundamente arraigados do indivíduo se encontram aqui, como resultado de centenas ou milhares de anos de trabalho sobre si mesmo. As pessoas tendem a permanecer em seu Nodo Sul como no seio de uma confortável família, mas bem sabemos que a zona de conforto não nos permite crescimento.
O crescimento é justamente o que encontramos ao recriar nossos padrões e tomar consciência do chamado do nosso Nodo Norte, a cabeça do dragão - Rahu. Ele representa uma nova experiência, agir de maneira nova, para obter novos resultados. Esta posição nodal exerce certa atração magnética, alavancando o indivíduo para o seu caminho evolutivo, trazendo uma forte ambição de vivenciar os assuntos daquele signo e área. Nos níveis mais profundos de seu ser, o indivíduo sente um desejo de prosseguir e viver aquele arquétipo, nas mais altas qualidades do signo e da casa onde estiver localizado na carta natal.
É importante compreender, porém, que não se atinge a melhor expressão do Nodo Norte sem compreender e praticar o melhor das potencialidades do nosso Nodo Sul, renunciando aos padrões que já não servem mais deste signo, e compreendendo, que embora seja uma área da vida onde você se sinta seguro e confortável, você precisa explorar a área oposta, onde encontra-se o seu verdadeiro propósito de vida.
Também se faz necessário saber, que evoluir não consiste em abandonar toda a experiência que já temos, em prol de algo novo. Evoluímos em uma espiral constante, sem começo e nem fim,rumo a nossa melhor versão, e a cada vez que revisitamos assuntos antigos, o fazemos com uma nova consciência, cada vez mais hábeis para vencer nossos desafios.
Muitas Astrologias, muitos pontos de vista
Para a Astrologia Tradicional, o Nodo Lunar Norte tem natureza benéfica, a sua natureza é composta pela natureza de Júpiter e de Vênus, indicando domínio, boa fortuna e posse. Alguns dizem que a sua natureza é aumentar. Se ela estiver com os benéficos ela aumenta a boa fortuna deles; se ela estiver com os maléficos, aumenta a má fortuna deles. Nessa visão, a Cauda do Dragão é maléfica. A sua natureza é composta da natureza de Saturno e Marte, indica baixeza, queda e pobreza e a natureza de diminuir. Se ela estiver com os benéficos ela diminui a boa fortuna deles; se ela estiver com os maléficos ela diminui a má fortuna deles.
O braço da Astrologia Ocidental que mais valoriza a interpretação dos Nodos Lunares é, sem dúvida, a Astrologia Cármica, pois, em sua visão reencarnacionista, os Nodos Lunares são vistos como uma síntese do caminho que a alma humana já percorreu e do que ela precisa desenvolver rumo à sua evolução. Para essa linha astrológica, o Nodo Sul representa a bagagem e os vícios acumulados ao longo de muitas vidas e o Nodo Norte representa a chave para cumprir os propósitos da existência atual.
Outro ponto de vista interessante é o da Astrologia Sistêmica, onde o eixo onde se encontram os Nodos representam os comportamentos que assumimos em fidelidade ao nosso sistema familiar e ancestralidade. Nessa visão, é comum que pessoas que apresentam Nodos em signos expansivos, exerçam comportamentos sabotadores em fidelidade a um grupo de homens antepassados e vice-versa, é claro que é preciso analisar as particularidades da casa, signo e aspectos desses Nodos para compreender que comportamentos são esses e que tipo de dor ancestral estamos tentando curar.
Os Nodos Lunares nos eixos zodicais
ÁRIES-LIBRA
Norte em Áries, Sul em Libra: essa configuração denota pessoas que valorizam muito as relações e, muitas vezes evitam se posicionar e perseguir seus ímpetos em prol de manter a harmonia com outras pessoas. O caminho de desenvolvimento dessas pessoas é justamente aprender a assumir a liderança da própria vida, vivendo as relações com equilíbrio.
Norte em Libra, Sul em Áries: aqui vemos pessoas que sabem muito bem se posicionar e seguir os próprios instintos, podendo muitas vezes recair em atitudes egoístas e impulsivas. Seu Nodo Norte, contudo, as impulsiona a buscar se relacionar melhor, e olhar também para as necessidades das pessoas com quem estabelece parceria, aprendendo assim a construir laços mais duradouros e harmônicos.
TOURO-ESCORPIÃO
Norte em Touro, Sul em Escorpião: pessoas com esse posicionamento nodal levam o mundo emocional muito a sério, levando essa intensidade a comportamentos extremos de possessividade ou rancor, levando tudo a ferro e fogo. Seu Nodo Norte as convida a relaxar, aprender a conviver com mais paciência, apreciar os bons momentos da vida e valorizar as coisas simples da vida na terra.
Norte em Escorpião, Sul em Touro: essas pessoas tendem a ser simples, práticas e pacíficas podendo se tornar bastante acomodadas a situações que lhes cobram um alto preço emocional. O Norte em Escorpião lhes desafia justamente a ter coragem de enfrentar as próprias profundezas e saber desapegar das coisas que já não servem mais, sua missão é transformar o próprio mundo.
GÊMEOS-SAGITÁRIO
Norte em Gêmeos, Sul em Sagitário: são pessoas com visões filosóficas e morais bastante próprias, mas que podem ser um tanto quanto inflexíveis quanto às próprias verdades, tendo dificuldade de aceitar outros pontos de vista. Sua missão é aprender a buscar outras opiniões, outros conhecimentos e estabelecer diálogos construtivos.
Norte em Sagitário, Sul em Gêmeos: aqui temos pessoas muitíssimo curiosas, que podem acabar perdendo o foco e não conseguindo consolidar nenhum tipo de ideia. Aqui o desafio é mergulhar fundo nos assuntos e expandir a própria consciência, construindo e vivenciando a própria filosofia de vida.
CÂNCER-CAPRICÓRNIO
Norte em Câncer, Sul em Capricórnio: aqui teremos pessoas pragmáticas, persistentes e responsáveis, mas que podem também ser um tanto quanto autoritárias, que precisam aprender a se permitir ser um pouco mais vulneráveis e encarar o mundo emocional, cuidando de si e das pessoas ao redor.
Norte em Capricórnio, Sul em Câncer: aqui a pessoa está muito conectada às próprias emoções, podendo ter rompantes de sentimentalismo e autopiedade. O Nodo Norte aqui convida a pessoa a ser autorresponsável, uma autoridade de si mesma, buscando e valorizando as próprias conquistas.
LEÃO-AQUÁRIO
Norte em Leão, Sul em Aquário: pessoas com essa configuração de Nodos são muito engajadas aos grupos aos quais pertencem, podendo se tornar um tanto quanto emocionalmente distantes devido a priorizarem o grupo sobre o indivíduo. Seu chamado é para expressar a própria essência e deixar a própria pegada no mundo, sem hesitar em se destacar.
Norte em Aquário, Sul em Leão: essas pessoas sabem se colocar em evidência e se fazerem vistas e ouvidas, porém podem ter atitudes um tanto quanto imaturas e autocentradas. O desafio desse Nodo Norte é usar a própria voz para buscar conquistas coletivas, se engajando a grupos sociais e sabendo se inserir nos grupos sem perder a individualidade e a originalidade.
VIRGEM-PEIXES
Norte em Virgem, Sul em Peixes: nativos dessa posição nodal podem ser muito imaginativos e sensíveis, porém podem ter bastante dificuldade de colocar seus sonhos em prática. Seu desafio é justamente ser mais práticos, racionais, criando um método para trazer suas idéias do subjetivo para o objetivo.
Norte em Peixes, Sul em Virgem: já aqui, vemos pessoas muito racionais, mentes muito lógicas, com grande senso praticidade, mas que podem também ser muito críticas. Aqui o chamado é para aprender a sonhar, se permitir sentir e aceitar que não se pode ter tudo sob controle.
Fontes de consulta:
Martin Shulman - Os nódulos Lunares
http://www.astrologiamedieval.com/Nodos_Lunares.htm
https://www.astrolink.com.br/artigo/nodos-lunares
Comentários
Postar um comentário