Décima Primeira Casa do Zodíaco

Neste post iremos falar sobre a Décima Primeira Casa. Mas já escrevemos também sobre as casas anteriores, dá uma pesquisada q você acha. 

Recapitulando:

Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Décima Primeira Casa. Provavelmente ele é o 11º signo a contar a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, talvez você tenha Aries na 11ª casa). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - amigos, amizade, luta social - como essa casa pode se conectar com o simbolismo do signo de Aquário? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!

Décima Primeira Casa do Zodíaco

A viagem da casa 1 à 10, a mandala traduz desde o nascimento até você ser devidamente conhecido pelos demais. E então o que acontece a seguir? Queremos ir adiante, queremos mais! 

Se a casa 5, a casa oposta, é a dos prazeres, das coisas divertidas e agradáveis a nível pessoal, a casa 11 traz significado parecido, de coisas boas e gostosas, mas que vêm da sociedade, dos outros. 
A 11ª Casa (associada com o signo de Aquário e co-regida por Saturno e Urano) representa a tentativa de ir além de nossa ego-identidade e tornar-nos algo maior do que já somos. O caminho certo para conseguir isso consiste numa identificação maior que o self - tal como um círculo de amigos, um grupo, uma crença ou uma ideologia.
Portanto, ao atingirmos a 11ª, queremos atingir um bem-maior. Já não é algo sobre mim ou você. Mas sobre todos nós, como funcionamos como parte de um todo maior, de um sistema maior. 


Também o conceito de grupo da 11ª casa pode ser entendido por dois viés: o de identificação de pertencimento, seja ele social, nacional, político, religioso ou whatever. Dá aquela sensação gostosa de segurança de estar rodeado pelos que compartilham da mesma idéia ou conceito. 
A evidência disso é vista mais claramente naqueles demasiadamente preocupados em ter os amigos certos, ser notados nos lugares certos e alinhar seu self com as crenças certas. A face mais negativa (...) manifesta-se quando um grupo é ameaçado por outro grupo — tal como negros se mudando para um bairro de brancos ou junguianos se mudando para uma vizinhança predominantemente freudiana.
O outro viés, é representado pela consciência grupal, que diferente do conceito "nós" versus "eles", falam da unidade do indivíduo com o todo. Que pertencemos à um todo maior, inter-relacionado com as demais criações. Pode vir também pelo que a ciência vem demonstrando, que estamos relacionados e interligados com tudo o que há no universo. 
Os componentes do sistema e seus atributos são vistos como funções de um sistema completo. O comportamento e a expressão de cada parte influenciam e são influenciados por todas as outras. (...) Em algum nível profundo estamos todos ligados uns aos outros. 
Visto sob este ângulo, o desenvolvimento da consciência grupai como é visto na 11ª Casa não serve unicamente ao propósito de engrandecer ou reforçar a identidade do Ego. Antes, o conhecimento de sermos parte de algo maior nos dá condições de transcender os limites e as fronteiras de nossa separação individual e de nos sentirmos como uma célula num corpo maior de humanidade. Desta percepção nasce um sentido de irmandade para com os co-habitantes do planeta muito além dos obrigatórios laços de família, nação ou igreja.
Assim, a casa 11 mostra a tendência de se dirigir à grupos maiores, como associações, comunicação, cooperação e conhecimento, pois é o princípio através da qual ela opera. Uma vez que já atingimo-nos como indivíduos únicos, separados e distintos (casa 10), a casa 11 nos chama para nos ligarmos com tudo aquilo que nos diferenciamos anteriormente. 

Grupos de Whatsapp conectando Você com todo Mundo

E isso tudo que a 11ª casa mostra, é perceptível ao nosso redor, como a tecnologia de comunicações que aumentou a interação a nível global, como a própria economia de um único país pode afetar o restante do mundo, ou como nos reunimos para combater um vírus, cada qual fazendo sua parte, ou não nos contaminando, ou cuidando dos outros, ou até pesquisando formas de suprimir esse Covid-19.
O isolacionismo e o nacionalismo praticamente não são mais viáveis. Em outro plano, pequenos grupos, redes, sistemas de movimentos e de sustentação vêm proliferando em todo o mundo aglutinando pessoas para promover causas comuns. Enfim, quase da mesma maneira como o nosso corpo se modifica e se desenvolve, o grande corpo da humanidade também está crescendo e evoluindo. A  maneira pela qual poderíamos participar e servir à evolução e ao progresso deste self coletivo é mostrada pelos posicionamentos na 11ª Casa.
Mas a casa 11, a nível mais individual, pode mostrar como a nossa energia pode ser investido em promover e realizar a identidade, propósito e causa de qualquer grupo que pertencemos. Se na 5ª casa nós buscamos fazer o que queremos para nos expressar individualmente, na 11ª, podemos escolher, abandonar ou conciliar nossas preciosas vontades pessoais, valores e inclinações, em consideração ao que o grupo decida ser melhor. 
Consciência social é a palavra-chave para a 11ª Casa. Uma sociedade (10ª Casa) estrutura-se segundo certas leis e princípios (9ª Casa). (...) Grupos que se sentem negligenciados ou traídos pelas leis existentes podem encontrar uma expressão através de certas reformas associadas com a 11ª Casa. Muitas vezes aqueles que têm fortes posicionamentos nesta casa trabalham através de grupos humanitários ou políticos para implementar mudanças sociais necessárias.
Ongs como Grupos de mudanças sociais
 
Dependendo dos posicionamentos da 11ª casa, pode-se até mesmo entender a direção ao tipo de grupos que gravitamos. Alguns exemplos, de modo simplista, mostraria que Netuno na 11ª poderia estar interessado em sociedades musicais, enquanto Marte na 11ª gostaria de grupos esportivos. 

Mas, além de descrever o tipo de grupo, mais provavelmente, que as posições da casa 11 simbolizem a maneira como nos comportamos e interagimos em situações de grupo. Sol ou Leão, por exemplo, poderiam indicar que o indivíduo se comportaria como um líder no envolvimento com o grupo. 

Também, a 11ª casa mostraria o quão bem nos sentimos em situações de grupo. Mais exemplos, Vênus ou LIbra indicariam quem conseguem fazer amigos com facilidade, enquanto Saturno ou Capricórnio poderiam se afastar e se sentirem estranhos se misturando com os outros. 
A amizade enquadra-se perfeitamente no ideal da 11ª Casa de nos tornarmos maiores do que realmente somos. As pessoas se unem através da amizade, as fronteiras pessoais se ampliam e tanto as  necessidades como os recursos dos outros acabam entrelaçados com os nossos. Apresentamos aos nossos amigos novas idéias e interesses, do mesmo modo que somos envolvidos por aquilo que eles têm para compartilhar conosco.
As amizades, aqui, entram aqueles amigos que são BFF, aqueles que são irmãos e irmãs vindo de outros pais. Não são os contatinhos de facebook ou colega de facul ou aqueles que vc encontra na balada.


Se voltarmos a atenção à amizades, os posicionamentos da casa 11 podem descrever os tipos de amigos pelos quais somos atraídos. Marte nesta casa poderia ser atraído por pessoas que tenham qualidades marcianas, como dinamismo, iniciativa e capacidade de comando. 

Mas, por outro lado, pode também indicar qualidade que não estão latentes em nós, e que projetamos para fora e externamos através dos nossos amigos. Continuando com o exemplo de Marte, tal individuo poderia não ter seu lado marciano desenvolvido, portanto os amigos lhe oferecerão tal energia. 

Ademais, a 11ª também sugere a maneira pela qual fazemos nossas amizades, até mesmo como nos portamos e quais energias despertamos nos nossos amigos. Alguém com Marte poderia correr impulsivamente atrás de amigos, ou os amigos viriam com esse ânimo, enquanto alguém com Saturno é mais cauteloso e demora para criar tal amizade, ou seus amigos são tímidos e contidos. 
Na 11ª Casa existe o desejo de transcender ou de ir além de símbolos existentes e de modelos de nós mesmos. Ansiamos por um self mais ideal ou por uma sociedade mais utópica. Por esse motivo, esta parte do mapa foi rotulada como a casa das esperanças, das metas, dos desejos e dos objetivos.
Aqui os objetivos e metas são a nível pessoal (e não profissional). São os desejos de sermos algo maior do que somos junto com a capacidade de considerar novas e diferentes possibilidades. 
A maneira como encaramos as possibilidades e avançamos para realizar tais esperanças e desejos é mostrada pelos posicionamentos na 11ª Casa. Por exemplo, Saturno nesta posição, pode ter dificuldade em formar imagens positivas do futuro ou ter de enfrentar obstáculos, atrasos ou obstruções no meio do caminho para finalmente alcançar suas metas e seus objetivos.

Na 1ª casa de Ar (a casa 3), pela linguagem, adquirimos uma habilidade lógica, de diferenciação entre EU versus VOCÊ. Na 2ª casa de Ar ( a casa 7), crescemos pelas interações humanas, pelos relacionamentos com os demais. Interagimos EU com VOCÊ. Na 3ª casa de Ar (a casa 11), nossas mentes individuais se interligam, não apenas com as que conhecemos, mas com todas as outras, a nível grupal. EU me ligo à VOCÊ. 
Na 11ª Casa descobrimos nosso parentesco, não só com nossa família, nossos amigos, nosso país ou aqueles a quem amamos, mas com toda a raça humana.

-- / / --- / / --- / / ---

No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Décima Segunda Casa do Zodíaco, a sexta casa que fala da nossa área da vida em relação ao outro. Provavelmente a sua 12ª casa será regida pelo signo antecessor ao seu Ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Touro na 12ª). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta casa descreve, além do básico que todos já sabem - aprisionamento, inimigos ocultos. Mas isso, será postado depois.

Até lá.
-----------------------------------------------------------------------

Escrito por Gilvan Vila

Fontes Bibliográficas:
  • Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
  • As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
  • Astrologia para leigos - Rae Orion
  • Astrologia Horária - A solução cósmica para seus problemas do dia-a-dia - Adonis Saliba
  • Vamos falar de Astrologia: Astrologia em Perguntas - Helena Avelar e Luís Ribeiro

Comentários