Quinta Casa do Zodíaco

Neste post iremos falar sobre a Quinta Casa. Mas já escrevemos também sobre a Introdução às 12 Casas, sobre o Ascendente, e a Segunda Casa e Terceira Casa e Quarta Casa em posts anteriores.

Recapitulando:

Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Quinta Casa. Provavelmente ele é o quinto signo a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Libra na 5ª Casa). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - romance, crianças, criatividade - como essa casa pode se conectar com o simbolismo do signo de Leão? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!

Quinta Casa

A Quinta Casa marca o inicio de um novo ciclo de identidade. Representa a manifestação do ser como entidade individual, independente e única afirmação do individuo como "ele mesmo". Nesta casa aprendemos a exteriorizar esse sentimento, transformando-o em emoção / criatividade. Rege as atividades associadas a "paixão" como forma de auto-expressão. Dá indicações sobre as formas de expressão da identidade.
Anteriormente vimos que na casa 4 nós descobrimos nossa própria e discreta identidade, nosso centro-interior, nosso lugar para descansar e renovar as energias. E finalmente na casa 5 nós a revelamos. 

A quinta casa, que assim como a 1ª também é uma casa de fogo, queima o fogo de uma forma mais consciente e estável, enquanto no Ascendente, o nosso fogo arde sem nem mesmo saber o porquê (bem impulsionador). Portanto, conseguimos traçar um paralelo entre a 1ª e 5ª casas: enquanto na primeira casa nossa própria identidade é lançada, na quinta casa, nós a consolidamos, confirmamos e expressamos o nosso "Eu". Por isto, a quinta casa também deve ser observada para verificar a nossa própria estima e como ela anda. 
A segunda casa de Fogo é a 5ª Casa. Ela é também uma casa sucedente. Por isso, a 5ª Casa combina as qualidades associadas com as casas sucedentes e as qualidades associadas com o elemento Fogo. Casas sucedentes concentram, estabilizam e utilizam a energia gerada nas casas angulares. No caso da 5ª Casa, o espírito puro da 1ª Casa é focalizado e direcionado. Reforçamos nosso senso de identidade (lª) perseguindo soluções e interesses que nos façam sentir mais vivos e estampando nossa individualidade naquilo que fazemos ou criamos (5ª).

No momento em que atingimos a nossa quinta casa, nós ainda sabemos que estamos caminhando para nos tornar alguém. Mas não um simples "alguém" comum — somos reforçados e feitos crer (pela 4ª casa) que temos que nos tornar um "alguém especial". Nós sabemos que não somos tudo, mas podemos tentar ser a coisa mais importante que há. Por isso, profundamente dentro de nós, existe um desejo inato de sermos reconhecidos por sermos "especiais". Cativar e encantar os outros é o meio de assegurar que nos alimentem, nos projetem, nos dê valor e que cuidem de nós. É uma maneira de permanecermos vivos. Deste modo, percebe-se o quão o simbolismo do signo de Leão se encontra pela quinta casa astrológica. 
Indivíduos com fortes posicionamentos na 5ª Casa participam das qualidades do Sol. Eles têm necessidade de brilhar e criar de dentro de si mesmos; têm de se sentir influentes; e precisam sentir que os outros estão circulando ao seu redor. Para alguns, isso significa literalmente ser sempre o centro das atenções - eles ambicionam ser idolatrados como o Sol.
Outro conceito-chave para a quinta Casa seria "aquilo que que gera, que produz", ou seja, uma habilidade de produzir. Esse dois conceitos, a necessidade de recebermos amor por sermos especiais e o desejo de criar/produzir de dentro de nós, sublinham as mais comuns associações com a quinta casa. Por esta razão a quinta casa pode nos mostrar a capacidade de gerar algo fisicamente (gravidez, filhos) quanto a capacidade de gerar produções criativas (publicações, habilidade literária, dramática, à política, às belas-artes).
A 5ª Casa é a região do mapa atribuída à expressão criativa, mais obviamente as criações artísticas (...) Cientistas ou matemáticos podem se aplicar ao seu trabalho com tanto talento e paixão quanto um Picasso ou uma Pavlova. (...) As saídas criativas associadas à 5ª Casa incluem esportes e recreação. Para uns é o desafio atlético, o jogo e a competição, as alegrias de ganhar e chegar em primeiro lugar. Para outros, o puro êxtase do empenho e o embate do self contra os elementos ou a desigualdade. De modo semelhante, o jogo e a especulação também são atribuídos à 5ª Casa, onde testamos nosso talento e nossa imaginação contra o destino e a sorte.

Com freqüência a casa 5 é associada a hobbies, divertimentos e aos prazeres do tempo livre. Ela descreve atividades que fazem com que nos sintamos bem conosco mesmos e nos deixam contentes por estarmos vivos. Hobbies e divertimentos do tempo de folga dão a oportunidade para podermos participar daquilo que queremos e gostamos de fazer, e é uma forma de mantermos motivados a fazer as ocupações "não tão prazerosas" de um dia-a-dia (seja trabalho ou rotina). 
Infelizmente, muitos de nós têm carreiras ou empregos que não permitem esse tipo de compromisso. Existe um grande perigo de que nosso entusiasmo e nossa vitalidade se acabem, a não ser que tenhamos interesses fora do trabalho que nos recarreguem e revigorem. Sob este ângulo, hobbies e divertimentos têm um efeito quase terapêutico. A palavra "recreação" quer dizer literalmente fazer de novo, revitalizar, encher de vida e energia.
Outro ponto que é associado à quinta casa é o romance. Além de ser estimulante, apaixonante, quebrar corações e etc., encontros românticos aumentam nosso sentido de sermos especiais. Nos tornamos a atração principal da atenção de alguém, dos sentimentos de alguém e podemos conceder nosso amor todo especial a alguém. Nos sentimos especial e amados (quer coisa mais Leonina?) Os posicionamentos da 5ª Casa revelam a maneira pela qual "criamos o romance". 

Por esta razão, também a expressão sexual está vinculada à quinta casa. Uma boa relação sexual contribui para o nosso sentido de felicidade e motivação, aumentando tanto nossa habilidade em dar prazer quanto a capacidade de atrair os outros para nós. Este "poder" de encantar e prender a atenção dos outros é muito eficaz e satisfaz enormemente nossos instintos pessoais. Em outras palavras, é o sexo por prazer, sem atribuições de procriação - pois estes são destinados à casa 8, na casa da intimidade. 

De modo mais prático, a quinta casa é a qual você vai agir ao estar flertando com alguém, o jogo de se apaixonar, as brincadeiras... 

Enquanto a 4ª e a 10ª casas indicam como vemos nossos pais, os posicionamentos da 5ª Casa descrevem os arquétipos constelados entre nós e nossos filhos. Os signos e os planetas, aqui, refletem o que nossa descendência significa para nós.
Tudo isso leva a uma das importantes representações da 5ª Casa — filhos, criações do corpo e a extensão física do self. A maioria das pessoas expressa primeiro seus impulsos criativos (e simbolicamente assegura sua sobrevivência) gerando uma prole. 
Mais do que só descrever os filhos e a relação com eles, a quinta casa pode com muita propriedade ser chamada de "a casa da nossa Criança Interior", pois é a parte de nós que gosta de brincar e que permanece eternamente jovem. Dentro de nós onde tudo é espontâneo, a criança interna solicita ser amada por ser especial e única. E, como crianças, esta parte de nós muitas vezes pode ter sido machucada. Conectando-nos com a quinta casa, podemos curar "nossa criança machucada" dando o amor e a aceitação que nos foram negados quando crianças aos nossos progenitores ou a outros jovens que encontramos. Não importa quando façamos isso - seja após um coração partido, ou nos reencontrando junto à uma terapia - nunca será tarde para termos uma infância feliz. 
Aumentamos e realçamos nossa única identidade e exercitamos nosso próprio poder através da emanação criativa da 5ª Casa. Como subproduto podemos até gerar notáveis obras de arte, novos livros e idéias maravilhosas, ou filhos interessantes que, de alguma maneira, vão contribuir com a sociedade. Beneficiar a sociedade não é, no entanto, a principal preocupação desta casa. Constate a relutância que muitas pessoas têm em soltar tanto suas obras de arte quanto os filhos no mundo. Na 5ª Casa, criamos principalmente para nós mesmos, pois o self se alegra e se orgulha em fazê-lo, e porque é da natureza do self criar.
--- / / --- / / --- / / ---

No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Sexta Casa do Zodíaco, a última casa que fala da nossa área da vida pessoal/interior. Em muitos casos, a 6ª será regida pelo a sexto signo a partir do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Escorpião na sexta casa). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta sexta casa descreve, além do básico que todos já sabem - trabalho e saúde. Mas isso, será postado depois.

Até lá.
-----------------------------------------------------------------------

Escrito por Gilvan Vila

Fontes Bibliográficas:
  • Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
  • As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
  • Astrologia para leigos - Rae Orion
  • Introdução à Astrologia: Casas da Consciência - João Medeiros
  • Vamos falar de Astrologia: Astrologia em Perguntas - Helena Avelar e Luís Ribeiro

Comentários