Fundo-do-Céu ou Quarta Casa do Zodíaco
Neste post iremos falar sobre a Quarta Casa. Mas já escrevemos também sobre a Introdução às 12 Casas, sobre o Ascendente, e a Segunda Casa e Terceira Casa em posts anteriores.
Recapitulando:
Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Quarta Casa. Provavelmente ele é o quarto signo a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Virgem na 4ª Casa ou Fundo do Céu - FC). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - casa, lar, raízes, um dos pais - como essa casa pode se conectar com o simbolismo do signo de Câncer? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!
Quarta Casa
Na 1ª Casa, não temos virtualmente consciência de nós mesmos no sentido objetivo. Apenas somos. Na 2ª Casa, descobrimos que temos nossa própria configuração e nossos limites que nos distinguem de tudo o mais. Na 3ª Casa, voltamos nossa atenção para o que nos rodeia, interagindo com as outras configurações e limitações de nosso ambiente próximo para saber quais são. (...) Quando nos aproximamos do nadir do mapa, o Fundo-do Céu e a 4ª Casa, é tempo de parar e assimilar aquilo que aprendemos.
E assim começamos outro capítulo desta série de estudos sobre as casas astrológicas. A quarta casa vem trazer a solidificação do que aprendemos pelas casas anteriores. Claro que tem pessoas que, se tiverem muito excesso na casa 3, ficam juntando e acumulando informações e nunca param para assimilar esse aprendizado, assim como existem outras que já assentam antes de ter explorado melhor (as pessoas com excesso na própria 4ª casa).
Logo, percebemos que a quarta casa representa essa integração e estruturação da mente, do corpo e sentimentos. Por isto ela traz este simbolismo de estrutura, base, raízes da vida, pois é a partir do que você tem fundamentado que você parte para a vida. É a fundação em que vamos construir sobre no decorrer da vida.
Logo, percebemos que a quarta casa representa essa integração e estruturação da mente, do corpo e sentimentos. Por isto ela traz este simbolismo de estrutura, base, raízes da vida, pois é a partir do que você tem fundamentado que você parte para a vida. É a fundação em que vamos construir sobre no decorrer da vida.
O sentido do eu aqui dentro que o Fundo-do-Céu e a 4ª Casa nos proporcionam dá uma unidade interior aos nossos pensamentos, sentimentos, percepções e ações. Do mesmo modo que somos biologicamente mantidos e regulados automaticamente, o Fundo-do-Céu e a 4ª Casa servem para manter as características individuais do self (eu) de maneira estável.
A quarta casa indica o lugar onde voltamos quando estamos conosco mesmo. É o nosso centro-interior que o nosso "EU" volta quando está cansado e quer descansar antes de agir. Também é por isso que representa o lar, a casa, a alma do ser.
A Casa 4 estará associada às experiências básicas do grupo familiar, normalmente vividas em torno do patriarca e do património. Por isso, desde tempos antigos está relacionada com o Pai e com as heranças paternas. (...) Representa a experiência geral da infância, mas também o lar, o país e toda a matriz cultural que nos forma.
Muitos sites, livros, astrólogos, resumem o simbolismo da casa 4 como "a família". E não está incorreto, pois esta representa em nós a influência da nossa família de origem (seja biológica ou não).
Assim como em outras casas, os Planetas e o signo que estiverem na 4ª Casa vão revelar a
atmosfera que sentíamos na infância, neste lar e o tipo de disciplina ou educação que
recebíamos nesta época/lugar, a herança psicológica da família.
Além disso, nossas figuras paternas (mãe e pai) geralmente é atribuída ao eixo da
4ª e 10ª casas. Pela astrologia moderna, atualmente é comum associar a 4ª Casa
(naturalmente regida pela Lua e por Câncer) com a mãe, e a 10ª Casa
(naturalmente regida por Saturno e Capricórnio) com o Pai, sendo que os regentes dos signos lá encontrados, simbolizariam estas figuras para o dono do mapa.
Contudo, como qualquer doida dos signos sempre nota, nada é muito exato na astrologia. E conversando com a astróloga Lívia Lima (podcast nº Xis), ela nos conta que para ela, a Lua representa a mãe e o Sol, o pai. E, em concordância com a obra de Liz Greene (uma estudiosa de astrologia), ela também acha que o regente da casa 10 representa a mãe, enquanto o regente da casa 4 representaria o Pai.
Uma vez que a 4ª Casa está ligada a Câncer e à Lua pareceria razoável destiná-la à mãe. Seu útero foi nosso lar original e na infância éramos mais receptivos aos humores e aos sentimentos da mãe que aos do pai. O pai corresponde assim à 10ª Casa, Saturno e Capricórnio: afinal, ele é geralmente o ganha-pão e o importante diante do público, e era comum também o filho seguir a profissão do pai. No entanto, os argumentos opostos são igualmente convincentes. A Lua não é só a mãe, é também a nossa "origem" e nós herdamos nosso nome do pai. Desta maneira, podemos ser associados à 4ª Casa. A 10ª Casa é muito mais óbvia do que a 4ª, e a mãe muito mais óbvia para a criança que o pai. O nascimento de uma criança é um fato claro - certo e publicamente reconhecido como a 10ª Casa. A paternidade é mais especulativa, às vezes escondida e talvez mesmo um mistério e por este motivo talvez seja melhor relacioná-la com o oculto e misterioso ponto do Fundo-do-Céu e com a 4ª Casa. (...) Ela é quem mais diz não na infância, aquela com quem passamos a maior parte do tempo e cujo papel é cuidar de nós e nos ensinar a diferença entre o que é bom e aceitável e o que é mau e proibido. Normalmente é a mãe que faz a limpeza da criança — o primeiro maior ajustamento que temos que fazer para entrar nos padrões sociais estabelecidos (Saturno, Capricórnio e a 10ª Casa).
Na prática, o astrólogo normalmente só vai formular uma idéia boa de qual dos pais pertence a que casa, após uma conversa com o cliente. Se vocÊ estiver lendo o seu próprio mapa, é importante fazer uma reflexão e analisar os fatos antes de sair determinando que é isto ou aquilo.
Também é importante lembrar que os posicionamentos da casa 4 ou 10 (sejam mãe ou pai ou vice-versa)
não descrevem a maneira como a pessoa realmente é, mas, antes, a maneira
pela qual a dona do mapa vivenciou suas figuras paternas. Ou seja, o que é conhecido pelo mapa é a imagem simbólica das figuras paternas que a pessoa dona do mapa tem de seus pais, pois ela é uma imagem a priori que a criança fez dos pais.
Nascemos completamente desprovidos de certas predisposições e expectativas inatas, mas as experiências que temos quando crianças amontoam-se em camadas sobre nós. Interpretamos o ambiente de um determinado modo, e então formamos opiniões e tomamos atitudes concretas a nosso respeito e a respeito da vida lá fora, em geral baseadas nestas percepções.
Por isto, examinar a 4ª Casa que
mostra os arquétipos ativados pela vida no lar e dos primeiros anos de vida, entre nós mesmos
e entre um dos pais em questão. Isso pode ajudar enormemente no processo de entendimento e relacionamento com o passado.
"Mas olha, eu vi também que a quarta casa fala de outras coisas", e sim, o simbolismo dela é bem grande. Além de descrever nossas origens herdadas e tudo aquilo que se
encontra no fundo de nós ("fundo do céu"), ela também pode ser literal, no sentido de lar. Isso traduz que você normalmente traz para a sua casa, para o seu lar, simbolismos do signo que se encontra a cúspide do fundo de céu no seu mapa.
Aqui vai um exemplo (real): alguém com o signo de virgem na quarta casa, vai ter uma casa mais estilo "Marie Kondo" de organização, enquanto um sagitariano de quarta casa não vai se importar com arrumação, mas mais em ter um quarto/casa grande, cheia de objetos de religiosidades (cruxificos, buda), OU livros de estudos superiores OU bibelôs de monumento de outros países - depende da pessoa, ascendente e planetas.
É uma Casa de conclusões: os últimos anos da vida, a finalização de todos os assuntos, a fama póstuma e o lugar de enterro.
Mas não obstante, a casa 4, além de representar nossas origens, também está associada a como terminamos as
coisas. Se o jeito como começamos é pelo signo do ascendente, a maneira pela qual finalizamos ou efetuamos um encerramento estará
relacionada com os posicionamentos da casa 4.
Alguns astrólogos dizem que não é somente pela quarta casa que encerramos assuntos, também pela oitava e décima segunda casa. Mas veremos sobre isto quando estudarmos estas casas.
Por fim, dizem que os simbolismos da quarta casa também serão sentidos quando houver mais experiências de vida, pelo final da vida. Assim, não é de
surpreender que nossas mais profundas e íntimas motivações só emerjam quando
já vivemos bastante.
Psicoterapia, auto-reflexão, várias formas de meditação — qualquer coisa que nos leve para dentro de nós mesmos — traz as energias da 4ª Casa à tona e pode torná-las disponíveis conscientemente para nós mais cedo na vida. Em vez de negligenciar tudo que está lá dentro, é aconselhável lidar com difíceis posicionamentos nesta casa o mais cedo e não deixar para mais tarde. A 4ª Casa, assim como nosso passado, está sempre conosco.--- / / --- / / --- / / ---
No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Quinta Casa do Zodíaco. Em muitos casos, ele será o quinto signo a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Libra na quinta casa). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta quarta casa descreve, além do básico que todos já sabem - romance, crianças, criatividade
. Mas isso, será postado depois.
Até lá.
-----------------------------------------------------------------------
Escrito por Gilvan Vila
- Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
- As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
- Astrologia para leigos - Rae Orion
- Introdução à Astrologia: Casas da Consciência - João Medeiros
- Vamos falar de Astrologia: Astrologia em Perguntas - Helena Avelar e Luís Ribeiro
Comentários
Postar um comentário