A Terceira Casa do Zodíaco

Neste post iremos falar sobre a Terceira Casa. Mas já escrevemos também sobre a Introdução às 12 Casas, sobre o Ascendente, e a Segunda Casa em posts anteriores.

Recapitulando:

Fazendo as contas, você já deve saber qual é o signo da sua Terceira Casa. Provavelmente ele é o terceiro signo a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Leão na 3ª Casa). Mas e daí? você me pergunta. O que isso significa? Além do básico que todos já sabem - comunicação, escrita, viagens curtas, irmãos e irmãs - como ele pode se conectar com o simbolismo de Gêmeos? Então senta, que a gente vai te explicar um pouco mais profundamente sobre tudo isso e um pouco mais. Vem com a gente!

Terceira Casa

A terceira Casa mostra o ambiente em que você vive, seus irmãos e irmãs e todas as formas de comunicação, tais como a fala e a escrita. Também indica os meios de transporte, inclusive as pequenas viagens. Mostra a adaptabilidade de sua mente no aprendizado e na aceitação de novas idéias, a sua capacidade de se relacionar com o ambiente, e aquilo em que você é naturalmente hábil. Indica a porção consciente e objetiva de sua mente, e a sua escolaridade primária. 
Pronto. Fim. Sucinto como um bom Geminiano não é! HAHAHA xD 

Seguindo nossa linha de aprendizado, a Terceira Casa vai vir como uma evolução da segunda. Se a anterior falava do bebê conhecendo o seu corpo, sabendo diferenciar o que é meu do seu - sobre poses e habilidades - a terceira casa vai traduzir isso tudo em palavras. Vai por a mente para funcionar e o baby vai começar a falar "mamãe" e "papai". Ou repetir o palavrão que ele ouve. 
Tendo estabelecido algum conhecimento a respeito de nossas próprias limitações e de nossa forma podemos partir para explorar as limitações e as formas de outras coisas. Neste meio tempo, chegamos à 3ª Casa — a região do mapa associada a Mercúrio e Gêmeos - e já estamos suficientemente evoluídos para examinar o ambiente mais de perto, para interagir com ele e formar idéias e opiniões a respeito do que encontramos. 

No desenvolvimento mental infantil, é a fase quando se começa a engatinhar, falar e andar. É quando deixa de ser um bebê-gugu-dada para uma "mas como ela já tá grande" e "já tá andando?!". É a capacidade psico-motora está em ação e a mente está começando a fazer associações. Quando a criança pede para por no desenho preferido, pede pra sair do colo para andar e "desbravar" a casa, as coisas, conhecer as coisas. 
Nós queremos crescer e explorar. Análogo é o desenvolvimento da linguagem e a habilidade para se comunicar e identificar coisas. Tudo isso parece brincadeira, porém, ironicamente nossa autonomia em crescer e o aumento de nossas facilidades para funcionar neste mundo nos confronta com o sentimento frustrante de nossa própria inadequação e insignificância. Existem coisas à nossa volta, maiores do que nós, assustadoras e ameaçadoras; há certas regras e limites - algumas coisas que temos permissão de fazer ou dizer e somos até aplaudidos por isso, enquanto outras que fazemos ou dizemos são repreendidas com uma cara feia ou uma firme palmada. Sejamos bem-vindos ao mundo da relatividade. 
É neste simbolismo que a terceira casa atua, a qual o próprio entendimento consciente como pessoa começa a diferenciar o "eu" do "você". É o mundo dos símbolos, das idéias e conceitos, do aprendizado de novas sequências, estão ao dispor dos sentidos ou do corpo. É a área astrológica que vai falar da linguagem, da mente, quando esta se diferencia do corpo (lembrando da comparação com a evolução de uma criança). 
Tradicionalmente, os astrólogos associaram a 3ª Casa com aquilo que é conhecido como "a mente concreta" e a 9ª Casa (oposta à 3ª) com "a mente abstrata". Recentes pesquisas científicas confirmam o que os astrólogos sempre souberam - que a mente pode ser dividida em duas partes. 
A "mente concreta" da 3ª Casa (unida ao Mercúrio regente da 6ª Casa) é análoga às atividades do lado esquerdo do cérebro. Esta é a parte do cérebro que se encarrega dos pensamentos seqüenciais e racionais, o aspecto acumulativo de fatos da mente. O lado esquerdo do cérebro controla a nossa parte que fala, analisa, esconde, memoriza e classifica nossa experiência.
Por isto que, resumidamente, dizemos que a terceira casa é relativa à comunicação, escrita, aprendizado, escola. É algo lógico e que se comunica com o simbolismo de Gêmeos. 

Mas por que a casa III também fala dos irmãos e irmãs, viagens curtas e meio de transporte? Calma pequeno Padawan. Tudo ao seu tempo. 

Depois da criança "desbravar" a casa e ter entendimento de si e dos pais, ela quer se relacionar. E quem são as primeiras "outras" pessoas com quem ela tem contato, em um ambiente próximo? Exato! Nossos irmãos e/ou irmãs são os primeiros contatos externos que a criança vai ter dentro da sua bolha ainda. Assim como nossos tios, tias, vizinhos, primos e parentes. O signo e planetas da terceira casa indicam o modo como nos relacionamos com "o que está lá fora" para nós, e assim, revela nossa predisposição para perceber o nosso mundo ao redor. 
Signos e planetas na 3ª Casa significam a natureza do vínculo entre nós e nossos parentes consangüíneos, ou então tais posicionamentos podem ser uma boa descrição dos consangüíneos ou, pelo menos, das qualidades que projetamos neles. Por exemplo, Saturno na 3ª Casa poderia significar que encontramos dificuldades e nos conflitamos ao nos relacionar com um irmão ou o vemos como frio e sem amor, ou que vivemos a "parte de nós" que é fria e sem amor como partindo dele. 

Também a terceira casa dá indicações sobre as primeiras experiências escolares. Pois é lá em que a criança tem a oportunidade de se socializar, perceber como somos com os demais além da nossa própria família - e de poder comparar o que o "meu pai fala" com o que os outros falam. Se a gente lembrar da mitologia de Hérmes (Mercúrio), regente do Signo de Gêmeos, lembraremos que ele é que faz a ponte de comunicação entre os Deuses do Olimpo. De mesmo modo, a terceira casa nos traz o jeito de como nos relacionamos com todas as formas de comunicação: escrever, falar, mídias sociais, etc. 
A mente da 3ª Casa traça conexões entre um campo de estudos ou ramo de conhecimento e outro, e tem prazer em explorar todas as formas de vida. Pedacinhos de informações são recolhidos aqui e ali, e normalmente faz-se um esforço para conseguir arrumar estas partes num todo maior. 
A experiência das pequenas viagens ("para a casa da vovó!") também são atribuídos à terceira casa. Geralmente pode se considerar uma pequena viagem até dentro do país de residência, pois se relaciona com o o desejo de explorar, descobrir e relacionar com a vida ao nosso redor. 

Como sempre venho lembrando nos posts anteriores, nesta terceira casa também os planetas nele inseridos influenciarão no modo como se vivencia aos eventos relacionados à infância e adolescência (idade de crescimento). Também podem influenciar em como a pessoa se relaciona com os mais próximos (parentes). 

Pode-se também dizer que os posicionamentos na terceira casa podem se relacionar com algumas profissões, como o ensino, escritos, jornalismo, impressão, mídias de publicidade, transportes, etc. 
Por nos esquecermos tão freqüentemente do papel que desempenhamos na constituição do mundo convém examinar a 3ª Casa e avaliar o contexto geral por meio do qual temos condições de interpretar o ambiente ao redor. Tornando-nos mais conscientes dos preconceitos e das atitudes sugeridas pelos posicionamentos nesta casa, isso nos possibilitará trabalhar com mais criatividade dentro desta estrutura. 

--- / / --- / / --- / / ---

No próximo capítulo da série, daremos sequência falando sobre a Quarta Casa do Zodíaco, a casa angular mais conhecida como Fundo-do-Céu. Em muitos casos, ele será o quarto signo a partir do signo do seu ascendente (por exemplo: se você tem Gêmeos no AC, terá Virgem no FC). E traremos uma discussão e significado mais profundo sobre o que necessariamente esta quarta casa descreve, além do básico que todos já sabem - casa, lar, raízes, um dos pais. Mas isso, será postado depois.

Até lá.
-----------------------------------------------------------------------

Escrito por Gilvan Vila

Fontes Bibliográficas:
  • Curso Básico de Astrologia Vol. I - Princípios Fundamentais - Marion D. March & Joan McEvers
  • As Doze Casas: Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas - Howard Sasportas
  • Astrologia para leigos - Rae Orion

Comentários