Netuno e os mares do Inconsciente

"Ó Netuno mande para mim
A onda mais linda e perfeita do mar
Se você não quiser trazer para mim
Vou ter que pedir pra Iemanjá"

Armandinho & Banda

Netuno, este simpático planetinha azulado, nebuloso e frio - como os mares profundos de Poseidon, seu equivalente grego - tem essas características devido a sua composição atmosférica rica em hidrogênio, hélio e metano. É atribuída justamente ao metano atmosférico a cor azul apresentada tanto por Netuno, quanto por Urano. 
Assim como Saturno, Netuno tem um anel de asteróides e muitos satélites em sua órbita, embora não sejam tão perceptíveis para nós, da mesma forma que muitos dos assuntos relacionados a Netuno.
Esse gigante azul é cerca de 4 vezes maior que a terra, e demora cerca de 164 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Devido a essas características, passa entre 9 a 14 anos em cada signo, influenciando os sonhos, a arte, o cinema, a música, a literatura, a espiritualidade - o Inconsciente Coletivo e a cultura de uma década.


O Inconsciente Coletivo é esse mar profundo de ideias, onde navegam todos os seres desconhecidos, mitos, sonhos, todas as experiências vividas pelos nossos antepassados, das quais não nos recordamos, mas nos são muito vivas no campo do sentir. É lá que moram todos os arquétipos, todas as ideias ainda não materializadas, num oceano de potencialidades invisíveis aos olhos.


Na mitologia, os irmãos Netuno, Júpiter e Plutão, após derrotar seu pai Saturno (o tempo) concordam em cada um estabelecer seu próprio reinado: Júpiter sobre o Olimpo, Netuno dentre os mares e Plutão nas profundezas da Terra, o submundo. Fazendo o paralelo com a Psicologia: Júpiter rege a nossa Consciência Superior, Plutão, o nosso Subconsciente (ou Pré-Consciente) e Netuno, o Inconsciente. 


No Mapa Natal, a casa onde se encontra Netuno, é uma área da vida um tanto quanto nebulosa para o indivíduo. Como o sal se dissolve no mar, o sentido concreto das coisas, naquele âmbito, se dissolve. Netuno nos tira o sentido das coisas para que possamos buscar um sentido maior para elas. Netuno carrega seu tridente com as pontas voltadas para o céu, representando nosso desejo em alcançar o Divino, enquanto seu cabo nos traz de volta à realidade, lembrando que somos apenas humanos.


Essa área da vida que recebe influência de Netuno pode tanto ser o canal por onde entra a inspiração, a intuição, a capacidade empática de sentir o que o outro sente, os sonhos premonitórios, a comunicação entre o visível e o invisível através da mediunidade, quanto o labirinto onde perdemos o rumo, o sentido da vida e a vontade de viver na matéria.


Aspectos desafiadores ao Netuno Natal mostram processos conflitantes que precisam ser vivenciados e, pelos quais, na ânsia de escapar dessa falta de sentido, podemos nos perder em vícios como drogas, sexo, comida, televisão, e até mesmo o desejo de suicídio, tentando fugir da realidade que não conseguimos compreender.
Conhecer o área da vida que recebe energia netuniana no Mapa Natal, nos ajuda a canalizar melhor essa energia  tão sútil e ao mesmo tempo tão poderosa.

Netuno nas casas

Casa 1 - Grande sensibilidade, empatia e uma aparência distraída. Pode haver uma mediunidade aflorada e também uma certa tendência absorver sentimentos das outras pessoas, de uma maneira que pode não ser saudável ao próprio equilíbrio emocional.

Casa 2 - Esse posicionamento traz generosidade e insights criativos para gerar recursos materiais, mas também pode gerar um desprendimento excessivo e rejeição ao dinheiro.

Casa 3 - Aqui Netuno traz curiosidade sobre tudo que é invisível aos olhos, busca por conhecimento espiritual, e, em alguns casos, até mesmo mediunidade telepática. Em desequilíbrio, essa energia pode trazer uma tendência a devaneios, desatenção, a se perder nos deslocamentos.

Casa 4 - Grande conexão com a família, a ponto de sentir o que os familiares sentem, às vezes até mesmo estando distante, além de um desejo de cuidar e acolher as pessoas ao redor. Também pode representar mistérios e segredos no âmbito familiar.

Casa 5 - Traz uma veia artística, grande criatividade e uma ânsia por romance. Tendência a se doar aos filhos, até mesmo de maneira excessiva, abandonando os próprios sonhos. Também pode trazer idealismo excessivo do amor e desilusões amorosas.

Casa 6 - São pessoas muito ligadas a espiritualidade, podendo inclusive trabalhar com espiritualidade e terapias holísticas. Também podem ter dificuldade em lidar com a rotina e adquirir vícios prejudiciais à saúde física.

Casa 7 - Busca muito forte por conexão emocional e espiritual com parceiros amorosos e parcerias de longa data em geral. Em desequilíbrio, pode trazer infidelidade e enganos nas sociedades em geral.

Casa 8 - Busca compreender a própria psicologia, as próprias sombras e transformar-se a partir disso. Também pode trazer um forte interesse por misticismo, magia e tudo que for oculto, episódios de clarividência e uma intuição fortíssima. Em desequilíbrio, pode trazer uma visão negativa do mundo e tendências suicidas.

Casa 9 - Também demonstra um interesse em assuntos místicos, filosóficos e religiosos, podendo fazer forte desejo de dedicar a vida à espiritualidade ou fazer viagens sabáticas à templos e santuários. Em desequilíbrio, pode trazer desinteresse ou dificuldade em buscar conhecimento, além de fanatismo religioso.

Casa 10 - Os fatores intuitivos desempenham importante papel na construção da sua carreira. Pode trazer o desejo de se tornar uma liderança religiosa ou trabalhar em profissões ligadas à psique humana. Sob tensão, essa energia pode trazer dificuldade em construir uma carreira, escândalos que destroem a reputação ou irresponsabilidade no trabalho.

Casa 11 - Grande altruísmo e vontade de ajudar o mundo. Podem ser pessoas ligadas a ONGs e causas humanitárias e grupos espirituais. Pode também trazer uma tendência a se enganar nas amizades e desilusões na vida social.

Casa 12 - Essas pessoas têm uma porta aberta para a mente inconsciente. Costumam procurar privacidade e isolamento pois há muita coisa a ser vista em seu mundo interior. Podem apresentar forte mediunidade, absorver a energia das pessoas ao redor e ter fortes dons de cura, até mesmo através da arte, especialmente a música. Também pode trazer a sensação de sentir todas as dores do mundo e forte saudade de um mundo imaterial que vivem em seu inconsciente, também podendo trazer forte desejo de suicídio, em desequilíbrio.

Autoria: Andreli Barros

Referências:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/netuno-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-planeta-azul.html


Comentários