Abram alas, ai vem o Sol...
E chegamos a ele, o todo poderoso Sol. Junto com a lua é denominado um luminar, e para a astrologia assim como ela, é também um planeta. Ele é a nossa essência, nosso ego, nosso ser no mundo, aquela primeira resposta quando te perguntam qual é o seu signo.
Sua mitologia é a mais variada possível, pois todos os povos tinham a sua forma própria para descrevê-lo. Para vários povos antigos, o Sol sempre teve um aspecto divino ou uma divindade associada a ele. Porém esses deuses tinham características diferentes de acordo com a cultura de onde surgia o mito.
No Egito ele era Rá deus e criador do mundo. Segundo sua mitologia criou os seres humanos a partir de suas lágrimas. Lugh para os Celtas, Tonatiuh e Huitzilopochtli para os Astecas e Tupã para nossos ancestrais indígenas, ele até foi "deusa" para os povos da África Ocidental e se chamava Liza.
Seguindo a linha aqui do Delírios, onde as mitologias adotadas foram de origem Greco-Romana falaremos mais de Hélios. Ele é o nome do deus grego conhecido por representar o sol. Filho dos titãs Téia e Hipérion tinha como características uma coroa com uma auréola de raios dourados, um chicote em sua mão indo em direção ao céu e uma carruagem que atravessava os céus todos os dias. Ele também era conhecido por ser o deus do tempo e da sabedoria. O fato é que, com o passar dos anos, Hélios foi sendo cada vez mais assemelhado a Apolo, mas eles são entidades distintas. O nome Hélios é a expressão grega para o sol. Ele pode ser considerado uma figura mais convencional, uma exemplificação do sol. Apolo é o senhor do sol, da música e composição, bem-estar e aflição, motivação e profecias. Ele é ainda mais notável como um deus olímpico, uma vez que Hélios é um titã.
Saindo da mitologia e voltando para a astrologia, o sol é o espírito, a essência divina, o poder da criação, o yang. Ele é a luz e o símbolo do conhecimento, sua busca de realização, sua capacidade criadora, sua verdadeira individualidade. Associa-se ao dia e, como tal, a sua busca consciente e metas da plena realização pessoal. O Sol é o coração do zodíaco, o signo e a casa onde se encontra fala muito sobre quem somos e o que viemos ser na vida, seu potencial criador e onde você quer brilhar.
No mapa natal ele é o primeiro planeta a ser considerado para reconhecer a si mesmo, e seus ideais variam de acordo com o signo, o elemento e modalidade em que se encontra.
(Ps.: Este girassol não está aqui a toa. É a personificação mais próxima que temos do sol e tem seu ciclo de vida todo fundamentado nele. E é minha flor favorita, é lindo e pq sim.)
Nos signos de água: câncer, escorpião e peixes ele age a partir da fusão, da integração com o outro. Em ar: gêmeos, libra e aquário ele reina no campo das idéias e coletividade. Nos de terra: touro, virgem e capricórnio, ele é a matéria, o palpável e moldável de acordo com seus objetivos fixos, e para os de fogo: áries, leão e sagitário ele é ação, pura e simplesmente, focada num objetivo maior.
Comentários
Postar um comentário