A Influência da Lua na nossa Identidade

A Lua, que inspira tantas canções e tantos corações apaixonados, que movimenta as águas dos mares e nutre o crescimento dos vegetais, exerce seu poder também sobre o corpo, a vida e a psique humana. Quem já se sentou sob a Lua, sabe o poder que ela tem de equilibrar as nossas águas internas, as nossas emoções, de nos fazer olhar para dentro e deixar fluir os conteúdos guardados no subconsciente. 



A simbologia da lua na astrologia é sútil, ou seja, não é nada óbvia, assim como a sua influência na natureza. A lua não tem luz própria, ela reflete para nós a luz do Sol, mas nem por isso, ela é menos importante. Ela internaliza a luz do Sol e nos devolve de uma forma suave, como o cuidado de uma mãe - uma de suas simbologias.  

É a Lua quem rege a nossa infância, nosso passado e a maternidade. É possível perceber através do nosso Mapa Astral, como essas relações se desenvolvem, o que mais uma vez demonstra que nascemos exatamente onde deveríamos, vivendo as experiências necessárias para o nosso desenvolvimento enquanto espírito.  

O bebê se aconchega no útero materno e dessa Lua ele se nutre, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Após o nascimento, é sob o cuidado materno que vivemos nossas primeiras experiências na Terra. Quando estamos na primeira infância, nossas atitudes são instintivas, apenas reagimos ao mundo externo, por isso, o signo com o qual mais nos identificamos na infância não é o solar e sim o lunar. E é nessa tenra idade que conforme vamos vivendo nossas experiências começamos a tomar consciência de quem somos, reagindo ao ambiente onde estamos inseridos. 



A lua na astrologia representa as nossas emoções, as reações que temos diante dos acontecimentos da vida e das ações de outras pessoas. Assim como a lua reflete a luz do sol, nossas emoções refletem nossas interações com o mundo.  

A vida seria mais fácil se nossas ações fossem sempre conscientes. Mas quantas vezes sofremos “sequestros emocionais” (termo utilizado pelo psicólogo Daniel Goleman) que é quando pensamos de uma determinada forma, mas quando é no nosso calo que o sapato aperta, ficamos reativos ou fragilizados.  

Isso acontece muitas vezes, porque o nosso consciente (Sol) e subconsciente (Lua) não estão em sintonia. Sabendo a posição da nossa Lua, conhecemos melhor nossas necessidades emocionais e conseguimos trazê-las para um equilíbrio, lançando a luz da consciência sobre as nossas vulnerabilidades. Já sabe a sua lua? Então vamos ver como é a sua vc expressão emocional:



Lua nos signos de água - Câncer, Escorpião e Peixes

Pessoas que têm a Lua Natal posicionada em signos de água, tendem a sentir intensamente tanto as próprias emoções quanto as de outras pessoas. Por sentirem grande empatia, é comum sentirem-se mal em ambientes lotados ou próximas a pessoas em sofrimento emocional. 

Câncer: na profundidade de suas emoções, sentem-se bastante apegadas ao passado, a família, guardam lembrancinhas, de momentos felizes. Sentem grande necessidade de dar e receber carinho, cuidar e ser cuidados emocionalmente. 

Escorpião: nos pântanos escorpianos escondem-se sentimentos intensos, profundos, grandes dores e grandes amores. Necessitam nutrir-se emocionalmente de intimidade. Para isso, usam sua afiadíssima intuição para ver por trás das máscaras e só se sentem emocionalmente seguros quando conhecem profundamente a alma das pessoas ao redor. 

Peixes: no fundo do mar pisciano, os nativos dessa Lua podem se perder em seus próprios sentimentos, parecendo avoados para quem vê de fora, mas muitas vezes estão percebendo sentimentos tão sutis que não conseguem expressar em palavras. Sentem necessidade de retirar-se em si mesmos, escapando do mundo através da música, da arte ou até mesmo dos próprios sonhos e fantasias 

Lua nos signos de terra - Touro, Virgem e Capricórnio

A terra retém a água, assim como as pessoas com Lua nesse elemento, tendem a reter suas emoções. Podem parecer não sentir, muitas vezes, para quem vê de fora, mas sentem, e como sentem, na intimidade da sua alma, sentem profundamente, apenas sentem-se mais seguras não demonstrando seus sentimentos. É preciso, no entanto, que tomem cuidado, para que essa terra, regada por tantos sentimentos, seja drenada, através do contato com a natureza, do autoconhecimento, ou de qualquer forma de terapia, pois terra encharcada acaba por tornar-se lodo. 

Touro: nativos desse arquétipo lunar, sentem grande necessidade de segurança emocional, de preservar a si mesmo e ao ambiente em que estão inseridos. Buscam através do conforto dos sentidos, sentirem-se nutridos emocionalmente. 

Virgem: aqui os sentimentos são constantemente analisados criticamente e categorizados, a necessidade de ordem em seus próprios altos e baixos emocionais é buscada através da ordenação e aperfeiçoamento constante do mundo material. A discrição sobre o que sentem é uma forma de proteção do seu próprio mundo interno. 

Capricórnio: nativos dessa lua sentem-se compelidos a atingir grandes conquistas. Para que cheguem ao topo de sua montanha pessoal e possam olhar de lá de cima em paz, sentem a necessidade de olhar para as distrações emocionais com cautela. Eles sentem suas emoções, mas desde cedo sabem que ao se permitirem levar por elas, estarão se distraindo de seus objetivos. Podem parecer rígidos, mas é só a sua necessidade de se sentirem prudentes sendo posta em primeiro lugar. 

Lua nos signos de ar - Gêmeos, Libra e Aquário

Quando o ar, chega soprando as águas da lua, ela pode parecer um pouco seca, mas a água, na verdade ainda está lá, em forma de vapor, subindo para a cabeça, para que possa chover mais tarde na fala destas pessoas que necessitam que suas emoções passem sempre pelo crivo da razão. 

Gêmeos: essas crianças necessitam de grande movimento mental para sentirem-se emocionalmente bem. Há uma busca constante de pensar, repensar e estudar as suas próprias emoções. Podem parecer voláteis, mas a verdade é que suas mentes inquietas, mudam rápido de foco, prontas sempre para as próximas emoções, se adaptando aos acontecimentos através da razão. 

Libra: sua grande necessidade é de paz, amor e harmonia. Sua reação aos acontecimentos é sempre dar um passo atrás e olhar para os dois lados da moeda de forma justa. A necessidade de estar bem em suas relações é mais forte do que a necessidades de estarem certos. Nutrem-se emocionalmente de tudo que é belo e harmônico. 

Aquário: sua grande necessidade emocional é a de ter liberdade para expressar sua originalidade e seu espírito amigável. Sentem necessidade de pertencer a vários grupos de amigos diferentes, de engajar-se em causas sociais, de compartilhar com o mundo seus conhecimentos e intuições, sem que as emoções lhe tolham de espalhar-se pelo vento. 

Lua nos signos de fogo - Áries, Leão e Sagitário

Impetuosos como uma tempestade, nativos de Lua de fogo, tendem a reagir rapidamente. Suas emoções são uma chama intensa, que se espalha rápido e se dissipa logo após. O cuidado necessário aqui é para que esta chama não destrua coisas fundamentais para a estrutura emocional deles ou de outras pessoas. A palavra mal utilizada pode ser destrutiva como um raio. 

Áries: suas águas ferventes não podem ser contidas. Sendo assim, suas maiores necessidades são de se sentirem desafiados e de liberdade para exercer sua individualidade, para conquistar, e para demonstrar sua grande coragem. Há uma grande necessidade de canalizar sua prontidão para reagir para as atividades corporais e competições saudáveis. 

Leão: sua maior necessidade emocional é brilhar como o Sol, exercer sua criatividade, espalhar sua vitalidade e amor pelo mundo. Nutrem-se emocionalmente do reconhecimento de sua magnitude. Sentem intensamente e através desse sentimento podem fazer crescer belos frutos ou queimar o que estiver pela frente. 

Sagitário: suas emoções são como os raios de uma tempestade: intensas, certeiras. A empolgação é contagiante, o otimismo, a fé em suas próprias intuições e ideais, que defendem com o coração. Nutrem-se emocionalmente de ideais, filosofias de vida, conhecimento, e expansão de seus horizontes, seja viajando através do conhecimento ou literalmente. Necessitam de liberdade e de atenção para que não cometam exageros emocionais que não contribuam para a sua paz de espírito. 

Importante lembrar:
Não é apenas o signo que nos mostra como uma pessoa reage emocionalmente. É importante analisar o mapa astral como um todo para saber quais são os aspectos com outros astros e que potencialidades e desafios a combinação desses fatores trazem para a nossa vida. 

Por Andreli Barros

Comentários